Pesquisa
Actualidade

BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…

11:59 - 21-11-2017
  97
BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…
BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…
A BMW está ver-se na contingência de parar as vendas do i3 nos Estados Unidos e, pior ainda, ter de retirar de circulação os 30.000 carros vendidos desde 2014 ou ainda nas concessões! E a que falha tão grave e estruturalmente tão comprometedora se deve esta drástica decisão? Bem… Essa é outra história daquelas que a nós, europeus, nos fazem alguma confusão mas que mostram o temor que mesmo as grandes companhias têm dos processos judiciais nos "States"!

Sucede que, num "crash-test" recente, realizado pela autoridade norte-americana que controla a segurança dos veículos, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), o i3 revelou valores ligeiramente acima do limite das cargas sofridas pelo pescoço do condutor no embate frontal numa barreira. Convém dizer que isso só sucedeu com o "dummy" que representava uma mulher de percentil 5 nos Estados Unidos – correspondente a uma estatura de 1,52 m e 49,9 kg – e sem cinto de segurança colocado.

Sem cinto?!, poderá perguntar-se. Pois, porque, dos 50 estados dos EUA, há um, o New Hampshire, em que a liberdade individual de escolha ainda se sobrepõe a qualquer obrigatoriedade de usar aquele sistema de retenção, ou seja, o cinto não é obrigatório. Logo, os testes têm também de contemplar a possibilidade de o condutor não ter o cinto posto e, mesmo assim, o carro tem de o proteger correctamente. O que, convenhamos, é extremamente difícil, pois todos os sistemas de segurança passiva só funcionam correctamente desde que os ocupantes tenham os cintos colocados…

Por outro lado, é muito provável que, se se fizer um cruzamento de dados entre os quase 30 mil proprietários de BMW i3 e quantos deles são mulheres de percentil 5 se chegue a um número irrisório, se é que existe alguma… Mas já se sabe como as coisas funcionam nos "States" e se, por acaso, sucede algum acidente com uma mulher com aquelas características, a marca estará a braços com um processo de largos milhões de dólares por estar a comercializar um carro que já sabia, de antemão, não ser seguro…

Assim, a BMW optou por cortar o mal pela raiz, parando as vendas do i3, tanto na versão exclusivamente eléctrica como na que tem extensor de autonomia, além de recolher os carros já vendidos e os que estão nas concessões. A marca promete uma solução para breve mas não parece muito óbvia de que forma será possível contornar um problema daquela ordem…
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.