A complexa problemática que gira em torno das emissões não pára de criar situações surpreendentes… Numa altura em que as miras estão apontadas para os motores Diesel, com tantos a decretarem, prematuramente, o seu fim, a notícia inesperada chega de Munique: a BMW vai parar de produzir, durante um ano inteiro, o Série 7 com motores… a gasolina! As versões Diesel continuarão a ser fabricadas…
O problema é que este novo ciclo vai fazer com que os números anunciados pelas marcas aumentem significativamente, aproximando-se, de facto, dos que obtemos na condução que fazemos todos os dias. E é aqui que muitos carros a gasolina, em especial os de injecção directa e de elevadas potências, começam a conhecer alguns problemas em respeitar os limites das emissões de gases poluentes… Para isso, os BMW Série 7 a gasolina precisam de receber uns filtros de partículas Otto, colocados algures no já complexo sistema de escape.
O que transpirou cá para fora foi que a BMW só estará em condições de resolver este problema – seja ele a colocação do filtro ou a recuperação dos cavalos perdidos… – quando lançar o "restyling" desta geração do Série 7, o que sucederá dentro de cerca de um ano. Até lá, não fabricará mais versões a gasolina do seu "navio almirante", embora continue a produzir as variantes com motores Diesel. Uma espécie de reviravolta irónica, depois de tantos problemas com os motores a gasóleo, mas que deverá vir a ser replicada noutras marcas…