Um BMW i8 Coupé incendiou-se esta semana num concessionário da marca de Munique em Breda, na Holanda, e obrigou a que os bombeiros locais o colocassem dentro de um contentor com água para se certificarem que as chamas se extinguiam.
Antes desta solução radical os bombeiros ainda tentaram apagar as chamas separadamente, mas os muitos sistemas electrónicos do i8, bem como os vários componentes inflamáveis com que conta (sobretudo a bateria), tornaram impossível essa missão.
Este tipo de medidas extremas é estritamente necessário quando se lida com um automóvel com motores eléctricos e baterias de iões de lítio. É que ao contrário do que acontece com os automóveis a combustão, é muito provável que haja reacendimentos nos carros eléctricos ou híbridos durante as 24 horas seguintes.
Para evitar que os automóveis se incendeiem já depois de terem sido guardados em garagens ou oficinas, a Tesla recomenda as equipas de emergência a deixar os veículos continuar a arder até que o fogo se extinga por completo. Porém, é justo dizer que estes bombeiros holandeses descobriram uma solução bastante mais eficaz.
De acordo com a "BN DeStem", depois deste BMW i8 ter sido retirado deste contento e colocado de volta no solo, as equipas de emergência tiveram todos os cuidados necessários com a descarga desta água, uma vez que ficou cheia de ácidos e outras substâncias tóxicas.