A Bugatti celebra este ano o seu 110.º aniversário e para assinalar esta data já lançou o Bugatti Chiron "110 ans" e o Bugatti "La Voiture Noire", um "one-off" de 11 milhões de euros (ates de impostos) que deixou toda a gente boquiaberta no Salão Automóvel de Genebra. Mas há mais. A fabricante com sede em Molsheim acaba de revelar o modelo mais pequeno da sua gama, o Baby II.
Este carrinho de brincar é uma homenagem ao Bugatti Type 35 criado por Ettore e Jean Bugatti em 1926 para o quarto aniversário do filho mais novo de Ettore, o pequeno Roland.
Inicialmente era um modelo único exclusivamente para o seu filho, mas a resposta do público foi tão positiva que Ettore Bugatti acabou por comercializar 500 exemplares entre 1927 e 1936.
Agora, várias décadas depois, a Bugatti recuperou a fórmula e criou o Baby II, um modelo à escala do mítico "Type 35" – o carro de competição mais bem-sucedido da marca - que vai custar uns impressionantes 30 mil euros… antes de impostos e antes de somados os gastos de envio.
Este modelo tem 3/4 do tamanho do Bugatti Type 35 original e tal como acontecia com o "Type 35" de brincar, é alimentado por um motor eléctrico e por um conjunto de baterias que pode ser retirado. Não falta um diferencial autoblocante traseiro, a típica grelha dianteira dos Bugatti e nem mesmo um sistema de recuperação de energia nas travagens.
No "modo criança" este baby II está limitado a 1,4 cv de potência e a uma velocidade máxima de 20 km/h. No "modo adulto" a potência sobe para os 5,4 cv e a velocidade máxima para os 45 km/h. Mas para tirar todo o proveito deste pequeno eléctrico é necessária uma chave especial "Speed Key" que dá acesso aos 13.6 cv de potência do motor.
Pode ser encomendado com várias cores, tal como um exemplar de tamanho real, conta com jantes em alumínio, faróis funcionais, bancos em couro, tablier em alumínio e uma placa comemorativa numerada.