Já ouviu falar da Byton, uma startup chinesa apresentada pela Future Mobility no CES 2018, em Las Vegas? Provavelmente não, mas a verdade é que esta empresa, que ainda nem um ano tem, está bem viva e promete "morder os calcanhares" à Tesla, de Elon Musk.
Denominado Byton K-Byte Concept, este protótipo antecipa o segundo modelo da marca chinesa, que ainda aproveitou para estrear a nomenclatura oficial para os seus veículos. Se esta berlina será o Byton K-Byte, o protótipo anunciado no CES Las Vegas será o Byton M-Byte.
Esta berlina eléctrica quer afirmar-se pelas suas linhas futuristas e promete chegar ao mercado em 2021, com tecnologia de condução autónoma de nível 4. Concebida sobre a mesma plataforma do M-Byte, esta berlina segue a mesma linguagem de estilo que já tinha sido estreada pelo crossover e conta com um ecrã LED no local onde estaria a grelha dianteira.
E se esta "Smart Surface" rouba as atenções no exterior, o habitáculo também é dominado por umecrã. Falamos obviamente do painel multimédia curvo de 49 polegadas que ocupa todo o tablier. Tem 1,25 metros de largura e 25 cm de largura e é complementado por um ecrã táctil que surge ao centro do guiador. São detalhes futuristas mas que a Byton já prometeu manter para as versões de produção desta berlina e do SUV M-Byte.
Os dados ainda são escassos, mas sabe-se que esta proposta terá 4,95 metros de comprimento, 1,95 metros de largura e 1,5 metros de altura. A distância entre eixos estará fixada nos 3.0 metros, medida muito generosa e que permitirá um habitáculo desafogado quer à frente quer nos bancos traseiros.
Tal como referimos acima, a plataforma é partilhada com o SUV revelado no CES Las Vegas, sendo que o mesmo também deve acontecer com todo o sistema mecânico. O mesmo é dizer que este K-Byte contará com duas opções de motorização: uma com um motor eléctrico no eixo traseiro que debita 272 cv e outra com dois propulsores que combinados irão debitar 475 cv!
A Byton aproveitou ainda para confirmar que está a trabalhar neste modelo em parceria com a Aurora, empresa especializada na condução autónoma. O objectivo é fazer desta berlina um automóvel com tecnologia autónoma de nível 4, sendo que para isso este K-Byte conta com radares Lidar no tecto e nos pilares A.
Os primeiros testes deste modelo com o sistema de nível 4 arrancam em 2020, sendo que faz parte dos planos da Byton apresentar a versão de produção em 2021. Não sabemos se estes prazos serão cumpridos e se esta empresa chegará mesmo à fase de produção, até porque convém lembrar que os últimos anos estão recheados de projectos semelhantes que falharam precisamente nesta fase, mas uma coisa é certa: para já este parece estar bem encaminhado!