Quando se fala em Thor rapidamente associamos o nome ao conhecido Deus do Trovão de Asgard, personagem do universo Marvel, mas aquilo que muitos não sabem é que Thor também é nome de camião… eléctrico!
E este é mesmo o principal objectivo desta pequena "startup" norte-americana que nasceu pela mão do empresário Dakota Semler e que neste momento conta apenas com 18 empregados, entre eles um ex-funcionário da Navistar (empresa que produz camiões e autocarros) e um engenheiro mecânico que passou pela Boeing e pela Faraday Future.
Os detalhes em torno deste projecto ainda estão envoltos em algum secretismo, afinal os primeiros testes dinâmicos públicos só vão surgir em 2018 e a produção só vai arrancar em 2019, mas a Thor Trucks já vai deixando "fugir" alguns números…
A autonomia, por exemplo, resulta de dois "packs" de baterias com células LG Chem montadas nas duas laterais do chassis e está fixada nos 482 quilómetros, ainda que esteja prevista uma versão mais barata com apenas 160 quilómetros de autonomia.
No que ao "Look" diz respeito, encontramos várias semelhanças com a proposta apresentada pela empresa de Elon Musk, sendo que no caso deste Thor ET-One é a grelha frontal que domina todo o design, saltando à vista de imediato o logo da empresa com sede na Califórnia.
O design arredondado aponta para o futuro, mas é impossível negar que as linhas do Tesla Semi são mais disruptivas. Dentro do habitáculo voltam a verificar-se diferenças. É que o Tesla Semi apresenta uma configuração radical com o banco do condutor ao centro e com um painel de instrumentos quase "despido", onde apenas surgem dois ecrãs (um de cada lado do guiador) semelhantes ao que encontramos no "tablier" do Tesla Model 3. Por seu turno, o Thor ET-One terá um "look" mais convencional, com a habitual configuração de dois bancos (lado-a-alado).
A autonomia e o preço favorecem o camião da Tesla (imagem ao lado), que segundo as mais recentes notícias já vai tendo encomendas de empresas tão notáveis quanto a Pepsi ou a Budweiser. Mas uma coisa é certa, o Tesla Semi (já) não está sozinho na corrida ao título de camião do futuro!