O Starship, como é baptizado este impressionante camião, é o resultado de uma parceria entre a Shell e a AirFlow Truck Company e já está a revolucionar o mercado. Atravessou os Estados Unidos de costa a costa e bateu todos os recordes de consumos para camiões.
Este Starship conseguiu estes consumos graças à motorização híbrida, ao painéis solares em cima do atrelado e ao desenho aerodinâmico, sendo que toda a carroçaria é feita em fibra de carbono para manter o peso controlado.
O camião que serviu de base para este projecto conta com um motor Cummins X-15 de seis cilindros que debita 400 cv de potência e 2.508 Nm de binário máximo. Está acoplado a uma caixa automatizada de 18 velocidades e foi calibrado especificamente para beneficiar os consumos baixos.
Mas este Starship tem um truque, é que os eixos traseiros deste reboque contam com motores eléctricos que dão um auxílio extra nas subidas mais pronunciadas e nos arranques. As baterias que alimentam estes motores são carregadas através da regeneração de energia dos travões e das placas solares de 5.000 W instaladas no "tecto" do atrelado.
A juntar a tudo isto o Starship conta ainda com pneus de baixa resistência, uma carroçaria que se prolonga quase até ao solo para aumentar ao máximo o coeficiente aerodinâmico desta proposta, um sistema de condução inteligente e lubrificantes de baixa viscosidade.
O resultado para esta longa viagem de cerca de 3700 quilómetros, com um peso total do conjunto de 33.112 quilos, foi um rácio de 68,9 toneladas-km por litro de combustível, sendo que a média norte-americana está fixada nas 27,8 toneladas-km por litro de combustível.
Este Starship também se destacou no que ao consumo apenas de combustível diz respeito, batendo um novo recorde para os camiões de grandes dimensões. Por norma, e de acordo com o ciclo EE.UU., um camião deste tipo com carga consome em média 37 litros/100 km. Porém, este Starship conseguiu fazer 26,3 litros/100 km, sendo que o melhor registo que conseguiu foi de 23,8 litros/100 km.
Recorde-se que este registo foi conseguido em condições reais de trânsito, de chuva, e durante a realização de um transporte real entre Jacksonville, na Flórida, e San Diego, na Califórnia. Ao todo foi uma viagem de mais de 3.700 quilómetros.
Os resultados impressionam e segundo a Shell, se todos os camiões que circulam nos Estados Unidos conseguissem consumos semelhantes aos do Starship, seria possível reduzir as emissões em 229 milhões de toneladas de CO2 por ano. Mas isso só num mundo perfeito…