
















A francesa Capgemini reforçou a presença no nosso país com a abertura de um Mobility Lab em Vila Nova de Gaia esta terça-feira.
O novo centro de investigação e desenvolvimento, criado sob a alçada da Capgemini Engineering, irá dedicar-se à mobilidade inteligente e sustentável.
O projecto, que conta já com uma equipa de mais de 350 profissionais, deverá duplicar este número até ao final de 2025.
O centro está integrado no Projeto Route 25 liderado pela Capgemini Portugal, sendo apoiado pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Com um investimento de 50 milhões de euros, prevê a criação de mais 1000 novos postos de trabalho no nosso país.
O Projeto Route 25 espera gerar um volume de negócios superior a 100 milhões de euros, com o desenvolvimento e o lançamento de mais de 50 novos produtos, processos e serviços.
É objectivo da empresa contribuir para a redução em 85% das emissões de dióxido de carbono e a diminuição do número de acidentes em 30%.
O novo centro da Capgemini Portugal está já a trabalhar com um vasto leque de referências do sector automóvel.
Entre eles contam-se multinacionais como a BMW, Volkswagen, Renault, Bosch, Continental e Panasonic Automotive.
O objectivo passa por contribuir para a transformação do nosso país num pólo de excelência mundial em soluções de ponta para a condução autónoma e o transporte sustentável.
"O Mobility Lab surge no âmbito da revolução que a indústria automóvel está a viver desde o início deste século", explica Bruno Coelho, responsável pela área de R&D da Capgemini Engineering.
Essa oportunidade é visível na explosão das tecnologias móveis, o crescimento da conectividade e a emergência das novas tecnologias como a inteligência artificial, bem como o surgimento dos carros "inteligentes".
O Mobility Lab surge, assim, como um espaço onde será possível testar novas soluções em ambiente de I&D, para posterior aplicação em projectos reais e concretos.
Em desenvolvimento estão já um amplo leque de aplicações de software para a indústria automóvel.
Entre elas contam-se soluções de condução autónoma, conectividade e ligação à "nuvem", assim como soluções de verificação e validação automáticas com recurso a inteligência artificial.
O Mobility Lab conta ainda com uma forte vertente de formação para desenvolver as competências dos colaboradores da Capgemini Portugal neste domínio tecnológico.
Em parceria com várias universidades e politécnicos, a empresa oferece as condições necessárias ao desenvolvimento de teses e projectos de estágio de recém-formados.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?