As caravanas são um "acessório" obrigatório para os mais aventureiros e para todos os que gostam de ligar o carro e conduzir sem destino, sem preocupações com hotéis ou tendas. Mas há quem nunca chegue a comprar uma por culpa de todas as "complicações" inerentes, quer seja pelo custo, pelo tamanho que ocupa ou simplesmente porque não tem sítio para a guardar.
Foi a pensar nestas pessoas que dois inventores norte-americanos, Geoff e Gil, resolveram criar o Hitch Hotel, a "primeira caravana extensível sem rodas". A ideia não podia ser mais simples: uma "caixa" em fibra de vidro e alumínio que pode ser acoplada à traseira do seu carro e que estica até permitir acomodar dois adultos!
A ideia surgiu na semana passada na plataforma "Kickstarter" e já reuniu um investimento superior a 100 mil dólares. Quem a comprar por lá terá que desembolsar 2.998 dólares, o equivalente a 2.500 euros, mas o preço de venda no futuro, quando chegar ao mercado, será de 4.499 dólares, cerca de 4.270 euros.
Fixada à traseira do seu carro, o Hitch Hotel representa um peso adicional de 109 quilos, sendo que no seu "modo" compacto garante "apenas" 1700 litros de capacidade, o sufuciente para gaurdar uma bicicleta. Porém, quando chegar ao destino pode fixá-la com quatro pernas ajustáveis que lhe permitem expandir esta caixa metálica até aos 3820 litros de capacidade.
É certo que o espaço disponível em nada se compara com uma caravana "verdadeira", mas as vantagens face a uma tenda são mais do que muitas, a começar no facto de que tem uma estrutura sólida a protegê-lo de animais, chuva ou vento.
Esta caixa conta com duas janelas ventiladas e uma abertura para ventilação no topo, uma porta que pode se trancada à chave, portas USB e iluminação.