O Seat León foi o vencedor absoluto da edição de 2021 do Carro do Ano/Troféu volante de Cristal. É a terceira vez que o modelo ganha o troféu, depois de ter sido o mais votado em 2001 e 2014.
A fase final da votação, que decorreu na semana passada, pôs frente a frente os sete finalistas de 35 candidatos automóveis.
Na liça final estiveram, para além do Seat León, o Citroën C4, o Cupra Formentor, o Hyundai Tucson, o Skoda Octavia, o Toyota Yaris e o Volkswagen ID.3.
Nas outras seis categorias, foram vencedores os seguintes modelos:
- Citadino do Ano: Toyota Yaris Hybrid Premier Edition
- Familiar do Ano: Skoda Octavia Break 2.0 TDI Style 150 cv DSG
- Desportivo do Ano: CUPRA Formentor 2.0 TSI 310 cv
- SUV Compacto do Ano: Hyundai Tucson 1.6 TGDI 48V MT Vanguard
- Eléctrico do Ano: Volkswagen W ID.3 Plus
- Híbrido do Ano: Seat León 1.4 PHEV 204cv DSG
O troféu Tecnologia e Inovação foi este ano atribuído ao Care Key da Volvo, pela capacidade de programar as chaves da viatura.
O sistema permite ao condutor definir os seus limites de velocidade, assim como para as pessoas com que partilha o carro.
Valorizada foi a particularidade de reduzir os riscos de condutores inexperientes, principalmente quando a carta de condução foi tirada há pouco tempo.
O prémio Personalidade do Ano foi atribuído a Rodolfo Florit Schmid, atual administrador da SIVA.
Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade de Barcelona. Rodolfo Schmid foi director-geral da Seat em Portugal entre 2016 a 2020, tendo depois transitado para a SIVA.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?