Todos os anos, nos Salões de Automóveis, vemos alguns automóveis futuristas que reclamam novas soluções aerodinâmicas e novas formas de propulsão. É algo cada vez mais normal, já estamos todos habituados. Agora imagine que está em 1929 e lhe aparece à frente um… "carro foguetão"!
Guiado por Fritz von Opel, de 29 anos, neto do fundador da marca alemã, Adam Opel, este RAK 2 atingiu a velocidade recorde de 238 km/h e fez as delícias dos mais de três mil espectadores presentes. Além deste recorde mundial "Rocket-Fritz" conseguiu provar que a propulsão com foguete era realmente potente e podia ser controlada.
Foi no Outono de 1927 que Fritz von Opel decidiu tomar um papel activo na pesquisa que o astrónomo austríaco Max Valier (1895-1930) vinha realizando em torno dos foguetes como meio de propulsão. Depois disto von Opel propõe a Friedrich Sander, proprietário de uma empresa de foguetes de sinalização, para se juntar ao projecto e iniciarem rapidamente a construção de um propulsor para automóvel.
Os primeiros resultados desta colaboração apareceram logo em Abril do ano seguinte, quando nos primeiros testes o "carro foguete" passou dos 0 aos 100 km/h em apenas oito segundos. Daqui até à versão final que bateu o recorde foi um pequeno passo, com a equipa a optar por duplicar o número de foguetes e por apurar a aerodinâmica.
O resultado era um automóvel longo, com 4,88 metros de comprimento, com duas enormes asas laterais e com um conjunto de 24 foguetes de combustível sólido com capacidade de impulsão de seis toneladas. Não tinha motor nem transmissão, contava apenas com um sistema de ignição eléctrica sequencial das cargas comandado por um pedal no habitáculo.
Este feito fez de von Opel um herói e da marca de Russelheim a mais inovadora da época. A marca alemã ainda acabaria por criar uma moto a foguete e o RAK3, com este último a bater o recorde de velocidade para veículos sobre carris, ao atingir 256 km/h (ver galeria).