A frota de veículos autónomos da Waymo já completou mais de 16 milhões de quilómetros nas estradas dos Estados Unidos, distribuídos por 25 cidades diferentes e por estados como a Califórnia, o Arizona e o Michigan.
A empresa com sede em Montain View, na Califórnia, revela que estes simuladores avançados não só são capazes de recrear vários cenários reais como podem reproduzir situações ainda mais desafiantes para ajudar a acelerar o processo de desenvolvimento destes veículos autónomos.
Recorde-se que o grande objectivo da Waymo é montar uma rede de "táxis" autónomos nos Estados Unidos, sendo que a empresa já tem um programa piloto a decorrer, com cerca de 400 participantes, na zona metropolitana de Phoenix. A ideia passa por alargar estes programas piloto a outras cidades norte-americanas.
A empresa garante que os protótipos que actualmente tem em funcionamento foram programados com vista à máxima segurança dos utilizadores, mesmo que isso implique demorar mais tempo a cumprir o percurso traçado. "Os nossos carros foram desenhados para seguirem a rota mais segura, mesmo que isso implique acrescentar alguns minutos à viagem", afirmou Krafcik.
"Valorizamos o tempo dos nossos utilizadores, mas com mais experiência e feedback das pessoas nos nossos carros, estamos a trabalhar em formas de tornar as nossas rotas, pontos de recolha e de saída ainda mais eficientes", acrescentou o CEO da Waymo.