Os carros de rali do Grupo B continuam a marcar uma época única no rali. Quem os viu (e ouviu!) na década de 80 garante que nunca viu nada assim, e a alcunha de "Fórmula 1 das estrada" atesta bem da "loucura" que eram estas máquinas.
Nasceram sem grandes limitações técnicas por parte da FIA e como tal as marcas apostaram as fichas todas em criar os carros de rali mais rápidos de sempre. Estamos a falar de "máquinas" com mas de 500 cv e bastante difíceis de guiar. E se com eles o "show" estava garantido, era uma questão de tempo até acontecer uma… tragédia!
E a "gota de água" foi o
acidente fatal que Henri Toivonen viria a sofrer no Rali da Córsega, ditando o fim dos carros do Grupo B logo no ano seguinte.
Mas se esta categoria acabou, os automóveis esses vivem para sempre e continuam a ser recordados. E acredite, se ser "dono" de um destes "monstros" é muito difícil, não é de todo impossível… É que a leiloeiro Bonhams acaba de anunciar um "lote" de luxo, formado por várias versões de estrada de automóveis que marcaram o Grupo B.
Quem viveu esta época sabe que a Lancia dominou durante estes anos. E como tal é perfeitamente normal que seja a marca mais representada nesta colecção que agora vai a leilão. E há opções para todos os gostos, desde o Lancia 037 Stradale de 1983 com apenas 9,342 km no contador até ao Lancia Delta S4 Stradale de 1985 (8,851 km), passando pelo Lancia Stratos HF Stradale de 1975, que apesar de não ser do Grupo B (pertencia ao Grupo 4), é um carro mítico na história dos ralis, ou não tivesse ganho o mundial de rali em 1974, 1975 e 1976.
Mas se não gostar de Lancia há mais opções para si, logo a começar nos dois Ford RS2000 de 1986 aqui presentes. Recorde-se que a marca da oval azul produziu apenas 200 exemplares…
A colecção, que (ainda) pertence a um único dono, conta ainda com um Audi Sport Quattro S1 e um Peugeot 205 T16, ambos de 1985, sendo que este último soma apenas 1126 km no contador.
O leilão está marcado para o próximo dia 18 de Agosto em Monterey, na Califórnia, e acredite, não haverá muitas oportunidades semelhantes para garantir um destes "ícones". Mas saiba que lhe espera muita concorrência, porque há muitos entusiastas dispostos a pagar uma pequena fortuna por uma destas "máquinas"…