Acha que o Ken Block é o rei dos piões? Está muito bem enganado… Esse título agora pertence ao Caterham Seven 620R e ao ex-ciclista olímpico britânico Sir Chris Hoy, que conseguiram bater o recorde do mundo para o maior número de piões em 60 segundos.
O recorde, agora fixado nos 19 "donuts" (ver vídeo abaixo), foi alcançado em Donington Park, no Reino Unido, e foi o último episódio dos festejos do 60º aniversário deste modelo icónico, que tinham vindo a decorrer no último ano.
A "máquina" à disposição de Sir Chris Hoy, que soma seis medalhas de ouro dos Jogos Olímpicos, foi um Seven 620R, um modelo alimentado por um motor de 2.0 litros Ford Duratec que debita 310 cv de potência e que acelera dos 0 aos 100 km/h em cerca de três segundos, antes de chegar aos 250 km/h de velocidade máxima.
Conta ainda com um diferencial de deslizamento limitado e com os pneus Avon ZZS (homologados para a estrada) que habitualmente são usados nos campeonatos da marca. Tudo isto, juntamente com o facto de pesar apenas 572 quilos, fizeram deste Caterham Seven 620R o candidato perfeito para este desafio.
Caterham Seven bateu o recorde do mundo de… piões!
"Quando começámos as celebrações do 60º aniversário do Seven sabíamos que queríamos fazer deste um ano marcante", afirmou Graham MacDonald, CEO da Caterham.
"Porém, não imaginámos que pudesse ser um ano marcante a tantos níveis. Depois de números de vendas tão fortes, acabar o ano com um recorde de um ícone olímpico é uma maneira fantástica de concluir tudo", atirou.
Recorde-se que em Setembro deste ano, durante o Goodwood Revival, a Caterham
apresentou uma edição do Seven limitada a apenas 60 exemplares (esgotou em apenas sete horas) para assinalar (mais uma vez) o aniversário deste modelo.