Tem uma aparência bizarra, que faz lembrar as aeronaves criadas para a corrida espacial durante a Guerra Fria, mas este avião com a forma de um zeppelin promete tornar as viagens aéreas privadas mais acessíveis.
Esse é, pelo menos, o desejo da Otto Aviation, que anuncia o Celera 500L como uma aeronave com o custo operacional mais barato do seu segmento.
O protótipo já completou 31 voos de teste com sucesso, e quer assumir-se como a aeronave comercialmente mais eficiente no consumo de combustível.
"É nosso objectivo propor um avião privado que permita voos directos entre qualquer cidade dos Estados Unidos, com velocidades comparáveis às das viagens aéreas comerciais", explica William Otto Sr., cientista e presidente da Otto Aviation.
Face aos resultados tão promissores dos testes deste protótipo, o Celera 500L deverá chegar ao mercado num futuro muito próximo.
Segundo os dados avançados pela empresa, a aeronave pode voar entre voar entre 33 e 46 quilómetros por cada 3,8 litros de combustível: gasta menos do que um Lamborghini Huracán!
O custo operacional é de 270 euros/hora de voo quando em aviões da mesma dimensão, essa despesa ronda os 1.640 euros/hora.
Muito da sua eficiência pode ser atribuída às suas linhas aerodinâmicas e a uma propulsão relativamente frugal. O Celera 500L está equipado com um motor Red A03,construído totalmente em alumínio pela alemã Red Aircraft da Alemanha, para mover a hélice na traseira da aeronave.
Em termos de desempenho, está ao nível de um avião a jacto. Com espaço para seis ocupantes, tem uma autonomia superior a 8.000 quilómetros a uma velocidade de 740 km/hora.
O preço do motor não chega aos 140 mil euros e pode ser alimentado a jet fuel ou biodiesel. Mais positivo é que a sua concepção modular permite a instalação de motorizações híbridas ou 100% eléctricas, quando a tecnologia assim o permitir.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?