A Citroën vai lançar, em 2020, a nova (terceira) geração da berlina C5, cujo último exemplar (da segunda geração)
saiu da linha de montagem da fábrica de Rennes em Junho deste ano.
A informação foi adiantada pela CEO da empresa francesa, Linda Jackson, em declarações à "AutoNews". Jackson adiantou ainda que desde que a DS se transformou numa marca autónoma, em 2014, se abriram algumas brechas no catálogo da fabricante gaulesa.
"Devido à separação da DS, emergiram pequenos buracos no nosso portfólio", afirmou Linda Jackson. Para preencher esses "buracos" no alinhamento da Citroën (entre outros) o Grupo PSA já confirmou os planos para o lançamento de oito novas variantes de veículos de passageiros e comerciais.
Recorde-se que em Abril, durante o Salão Automóvel de Xangai, a Citroën apresentou ao mundo o
C5 Aircross, que tem chegada prevista à Europa para o final de 2018. Entre as novidades deste SUV destaca-se a estreia do novo sistema de suspensão que conta com dois batentes hidráulicos (um de expansão e outro de compressão) que promete trazer de volta os níveis de conforto que fizeram a fama dos Citroën do passado.
Este sistema é tão complexo que para o construir a marca francesa precisou de registar 20 novas patentes. Escusado será dizer que este sistema de suspensão vai transitar para os futuros modelos da marca, nomeadamente as berlinas C5 e C6, ainda que esta última ainda não tenha sido confirmada.
Mais do que confirmado está o C5. E mesmo que seja prematuro falar dos detalhes em torno deste modelo, é mais do que seguro afirmar que o
Cxperience Concept (modelo que ilustra este artigo), protótipo que a marca apresentou no Salão de Paris de 2016, nos dá pistas sobre as futuras berlinas da fabricante com sede em Saint-Ouen, nos arredores de Paris.