Muitas vezes acusados de não respeitarem o Código da Estrada, os ciclistas terão agora que respeitar as velocidades da via onde circulam, tal como qualquer outro veículo, pelo menos em Espanha, onde acabam de aparecer os primeiros radares de velocidade para bicicletas!
Sim, isso mesmo. Depois de receber várias queixas pela velocidade elevada a que os ciclistas circulavam, a polícia de Boadilla, nos arredores de Madrid, decidiu "atacar" o problema e montar um radar móvel para apanhar os ciclistas que circulam em excesso de velocidade.
Esta medida, que foi anunciada pela polícia local na sua página de Twitter (ver abaixo), arrancou em Junho e está a geral alguma polémica.
Tal como refere o jornal "El Español", o valor da multa não é claro, ainda que um caso recente semelhante tenha sido punido com uma multa de 100 euros sem perdas de pontos na carta de condução.
El que avisa no es traidor, estamos realizando controles de #velocidad (radar) ?? .
— Policia de Boadilla (@policiaboadilla) June 16, 2020
Respeta las normas
En el monte de #Boadilla las "bicis" no pueden superar los 20 km/h y los peatones tienen prioridad dentro del mismo.#Noesporlamulta pic.twitter.com/R5vaRbXrs2
O mesmo jornal cita um ciclista que está indignado com a situação e que admite que "chegar aos 20 km/h de bicicleta é muito fácil" e que "os montes" onde este caminho se situa são "muito extensos". "Não vejo motivos para não andar um pouco mais depressa sem colocar os peões em risco, pois geralmente eles não andam onde nós circulamos", acrescentou.