Este ano celebra-se o 50º aniversário do nascimento do Citroën Dyane, um modelo que nasceu com uma difícil tarefa em "mãos": assumir o lugar do icónico 2 CV.
Mas se esta proposta se revelou mais actual e elegante, sobretudo por culpa do equipamento mais refinado e da estética diferente (carroçaria mais dinâmica e linhas mais angulares), o Dyane nunca se assumiu como um verdadeiro sucessor do 2 CV. E prova disso é o facto da produção do Dyane ter chegado ao fim antes mesmo da do 2CV.
Apresentado em 1967m durante o Salão Automóvel de Paris, este Dyane destacou-se pelo desenho do portão traseiro que dava acesso ao porta-bagagens, pela capota "retráctil" de duas posições, banco traseiro removível e faróis dianteiros incorporados nos pára-choques.
Com 3.90 metros de comprimento e capacidade para quatro ocupantes, o Dyane foi produzido nas mesmas linhas de montagem do 2 CV e utilizava o mesmo motor de 425 cc acoplado a uma caixa de quatro velocidades e tracção dianteira.
A produção do Dyane durou até 1983, altura em que este Citroën somava 1.444.583 unidades vendidas, sendo que pelo meio se foi diversificando e dando origem a versões distintas. Falamos sobretudo do Dyane 4, que contava com um motor de 435 cc, e do Dyane 6 (bloco de 602 cc), um modelo "Made in Spain" que se fabricou na unidade de produção de Vigo, em Espanha.