A Citroën apresentou no Verão passado uns óculos revolucionários que prometiam acabar com os enjoos nos automóveis e que chegaram ao mercado em Dezembro (ver galeria). Agora, e depois do sucesso da primeira versão, a marca francesa acaba de apresentar uma versão actualizada denominada SEETROËN S19.
Trata-se de uma versão limitada a apenas 1.919 unidades e que conta com o mesmo conceito do modelo anterior. Porém, a Citroën promete ainda mais eficácia na hora de acabar com os enjoos no automóvel (também funciona em barcos, autocarros e aviões), um problema que é conhecido como cinetosis e que afecta mais de 30 milhões de europeus, afirma a Citroën.
Os óculos foram desenhados pelo estúdio 5.5 de Paris e contam com tecnologia Boarding Ring desenvolvida por uma "start-up" com o mesmo nome. Esta versão conta com uma moldura transparente e com um desenho renovado, mas a "tecnologia" continua a ser a mesma: o segredo está no líquido azul.
Estes óculos contam com um líquido com corante nos seus aros que recriam a linha do horizonte de acordo com os movimentos do utilizador. Assim, e tendo em conta que aquilo que nos deixa enjoados é a descoordenação entre o nosso sistema de equilíbrio e o que os nossos olhos vêem, estes óculos resolvem esse conflito entre os nossos sentidos.
Estes óculos não têm lentes, pelo que podem ser combinados com óculos graduados. Foram pensados e desenvolvidos para adultos e crianças, mas a fabricante gaulesa recomenda a que não sejam usados em crianças com menos de 10 anos de idade.
Tal como acontecia com a versão original, os novos óculos SEETROËN podem ser comprados na Boutique Lifestyle da Citroën e custam 99 euros. As entregas começam em Julho.