Pode parecer mais um protótipo para correr em circuitos do que propriamente um automóvel para atacar uma das rampas mais famosas, mas também mais difíceis dos Mundo… O VW I.D. R Pikes Peak será pilotado, no dia 24 de Junho, pelo francês Romain Dumas na famosa "Corrida para as nuvens", em busca não só da vitória mas também do recorde absoluto dos veículos eléctricos.
Mas a VW fez tudo para ter uma máquina à altura do desafio e o I.D. R Pikes Peak – I.D. remetendo para a família de veículos elétricos que irá lançar, R de Racing – é um protótipo tecnologicamente avançado que promete! O chassis é uma monocoque feita em fibra de carbono e estará equipados com dois motores elétricos que lhe garantem tração integral, potência total de 500 kW (o equivalente a 680 cv) e um binário de 650 Nm.
Isto para um carro muitíssimo baixo e largo que terá o centro de gravidade bem junto ao chão para garantir um comportamento dinâmico de excelência. O I.D. R Pikes Peak tem 5,2 m de comprimento, por 2,35 m de largura e apenas 1,2 m de altura, pesando menos de 1100 kg, contando já com o peso de Romain Dumas. Relação peso/potência de 1,6 kg/cv que lhe permite uma aceleração até aos 100 km/h em… 2,25 s, mais rápido que um Fórmula E, além de velocidade máxima de 240 km/h. Neste caso, a aceleração é bastante mais importante que a velocidade de ponta…
Apresentado ontem no circuito francês de Alès, o VW I.D. R Pikes Peak vai agora passar por um intenso programa de testes, pois faltam apenas dois meses para o grande momento e todo o desenvolvimento terá de ser feito fora do percurso de prova. Mais perto das datas da subida a Pikes Peak, o carro poderá ser experimentado em pequenos troços pré-determinados para se conseguirem as melhores afinações.
Os 19,99 km da rampa de Pikes Peak, desde há alguns anos totalmente asfaltados, começam a uma altitude de 2862 metros e terminam, após 156 curvas, aos 4320 metros acima do nível do mar. Dia 24 de Junho, por mais intensos que sejam os preparativos, será um carro, um piloto… uma tentativa!