Esta era uma apresentação aguardada com enorme expectativa, pois era a primeira vez que Elon Musk iria expandir a sua visão da mobilidade eléctrica muito além dos automóveis familiares ou desportivos: o primeiro camião TIR da Tesla! Mais propriamente um semi-reboque, preparado para transportar atrelados com qualquer tipo de carga, movido apenas pelos quatro motores eléctricos colocados, um em cada um das quatro rodas traseiras.
De tecnologia propriamente dita pouco se falou, nem foram adiantados detalhes quanto à capacidade das baterias ou até à sua localização que parecem estar sob a cabina, atendendo a um dos esquemas projectados durante a apresentação. Mas Musk falou de muitos números, começando até pelas formas aerodinâmicas do semi-reboque, reivindicando um coeficiente de penetração inferior… ao do
Bugatti Chiron – atenção, não quer isso dizer, obviamente, que tenha menor resistência ao ar, pois a superfície frontal é muito maior…
Mas há números bem mais importantes a reter. Por exemplo, a autonomia de 800 km em condições de auto-estrada – as mais exigentes para os veículos eléctricos – e com um reboque de 36 toneladas. Pode, à primeira vista, parecer pouco, face à quilometragem que qualquer motorista profissional consegue fazer diariamente, mas a "coisa" nem está mal pensada, se as infraestruturas acompanharem esta evolução…
Porque, por lei, os condutores profissionais deverão fazer uma pausa de 45 minutos ao fim de 4h30 de condução ininterrupta e a Tesla tem prevista a instalação dos chamados Megachargers que, em apenas 30 minutos, conseguem recarregar o suficiente as baterias para mais 640 km de autonomia. Portanto, um dia que as auto-estradas estejam preparadas com largas estações de serviço com muitos postos de carregamento deste género, será perfeitamente possível fazer uma viagem de longo curso, recarregando as baterias durante as pausas obrigatórias. O diabo está num detalhe… a Tesla quer vender o seu semi-reboque já a partir de 2019 e, nessa altura, dificilmente haverá uma rede de auto-estradas preparada para isso…
Como de costume, a Tesla gosta sempre de impressionar pelo lado das "performances" e este seu semi-reboque – apenas com a designação Tesla Semi – é apresentado como o… desportivo dos TIR’s! Consegue, quando está com a carga máxima, atingir os 96 km/h (60 mph) em 20 s, o que significa um tempo muito abaixo de qualquer outro TIR com motor Diesel. E o semi-reboque sozinho, sem atrelado, atinge aquela velocidade em 5 s, podendo até entrar nas… "corridas de semáforos"!
O Tesla Semi tem ainda diversas tecnologias de auxílio à condução, nomeadamente para evitar um dos maiores perigos dos camiões TIR, o chamado efeito tesoura. Terá também o sistema Autopilot já conhecido dos seus carros, num habitáculo quase despido de instrumentação, substituída por dois grandes ecrãs tácteis. Inclui ainda manutenção na faixa de rodagem e travagem automática de emergência. Mas o que deverá ser música para os ouvidos de potenciais clientes do Tesla Semi é a garantia de que o camião não terá qualquer avaria nos primeiros… 1,6 milhões de quilómetros!