Têm estado imparáveis as subidas dos combustíveis nos postos de abastecimento desde o início do ano, e Março não vai fugir à regra.
A gasolina e o gasóleo deverão aumentar cerca de um cêntimo por litro na próxima segunda-feira, de acordo com os cálculos feitos pelo Jornal de Negócios.
Recorde-se que, desde 1 de Janeiro, o preço da gasolina já subiu 11 cêntimos em termos absolutos, correspondente a 8%, enquanto o gasóleo aumentou 9,1 cêntimos, que corresponde a uma subida de 7%.
O custo dos combustíveis na bomba, contudo, dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.
O ciclo ascendente deve-se à escalada do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais, a negociarem em máximos relativamente há um ano.
A valorização tem sido mais acentuada nas últimas seis semanas, com o preço do Brent, que é referência para o nosso país, a ter já valorizado 5%.
Recorde-se que os novos aumentos do gasóleo e da gasolina para segunda-feira apoiam-se nas variações calculadas pelo Jornal de Negócios em relação aos preços médios praticados em território nacional, e anunciados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Os cálculos baseiam-se em contratos diferentes dos seguidos pelas companhias petrolíferas, ainda que a evolução seja semelhante.
Os dados acedidos pelo matutino de economia só estão disponíveis até quinta-feira, quando falta um dia de negociação.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?