O Mercedes Classe G é um dos automóveis mais icónicos do mercado, muito por culpa do facto de se manter bastante fiel ao modelo original, mas nem ele é à prova do futuro e da electrificação, já que o patrão da Daimler, Ola Kallenius, acaba de confirmar que a Mercedes vai fazer um Classe G totalmente eléctrico.
Importa dizer que este não é apenas um rumor e que a confirmação foi feita pelo próprio Ola Kallenius, em declarações a Sascha Pallenberg, chefe da Digital Transformation na Daimler (ver tweet abaixo).
#Daimler CEO Källenius: ”There will be a zero-emission #EV version of the #MercedesBenz G-Class. In the past there were discussions whether we should eliminate the model, the way I see things now I'd say the last Mercedes to be built will be a G-Class" #AMWKongress #eMobility pic.twitter.com/tAS6tzpR3Y
— Sascha Pallenberg ??? (@sascha_p) November 7, 2019
Tal como seria de esperar, este Mercedes Classe G eléctrico fará parte da divisão EQ da marca de Estugarda, que de acordo com Ola Kallenius vai receber um investimento de 10 mil milhões de euros para aumentar o portfólio: "Até 2022 vamos trazer mais de 10 veículos eléctricos diferentes para o mercado", revelou o patrão da Daimler.
No passado a continuidade do Classe G até chegou a ser colocada em causa, mas os responsáveis da marca germânica rapidamente mudaram de ideias. Para Kallenius, isso será a última coisa a acontecer: "No passado houve conversas sobre se devíamos eliminar o modelo, mas da maneira que vejo as coisas agora, diria que o último Mercedes a ser construído será um Classe G".
Recorde-se que actualmente já existe um Mercedes Classe G eléctrico no mundo e pertence a Arnold Schwarzenegger. Construído pela Kreisel Electric, este "G Class" foi concluído há cerca de três anos e conta com uma potência equivalente a 490 cv e com uma autonomia eléctrica superior a 300 quilómetros.
Apesar do peso elevado, precisa de apenas 5.6 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h, ainda que a velocidade máxima esteja limitada aos 183 km/h para ajudar a preservar a autonomia.