A nova geração do Honda Civic Type R chega a Portugal no final do Verão. Poderia ser mais um lançamento num período que vai ser fértil na apresentação de novidades, mas este é um modelo diferente. É um desportivo "da verdade" e, se isso não fosse suficiente, é já um ícone no campo dos desportivos compactos, um verdadeiro modelo de culto para muitos apaixonados pelo prazer de condução.
Mas pouco tempo depois surgiu o primeiro Civic com estatuto "Type R". Foi a sexta geração de um dos modelos mais populares da marca, um hatchback de três portas. A mecânica teve por base o Integra Type R. O motor aspirado com 1.6 litros de cilindrada debitava 185 cv e o habitáculo espartano procurava maximizar a relação peso/potência. Era um modelo com potencial em termos de competição, mas a Honda nunca avançou para a sua exportação para a Europa, apesar da importação paralela ter trazido alguns modelos para o nosso continente.
O Civic Type R de 2001 foi desenvolvido com base num hatchback de três portas e o motor debitava 200 cv com uma caixa manual de seis velocidades. A potência do motor surpreendia, as performances surpreendiam, mas a imagem era "pacífica". Podia passar de 0 a 100 km/h em 6,5 s e chegar aos 227 km/h.
A distância entre eixos aumentou de 2,57 para 2,7 metros, o que melhorou a estabilidade direccional. Foi adoptado o motor de quatro cilindros dos Accord Euro R CL7, que debitava 225 cv, com um binário de 193 Nm às 5.600 rpm. A transmissão passava por uma caixa de seis velocidades e por um autoblocante viscoso.
Em 2017 a Honda apresentou a nova gama Civic cuja plataforma deu origem ao novo Civic Type R, onde uma carroçaria mais volumosa, uma maior distância entre eixos e uma aerodinâmica mais eficaz, permitiram maximizar o carácter deste pequeno-grande desportivo cujo motor 2.0 VTEC Turbo passou a oferecer 320 cv de potência.