Os automóveis franceses são os preferidos pelos portugueses. É certo que em 2017 foram vendidos 266.386 automóveis ligeiros de passageiros no nosso país e se no topo do ranking das vendas por marca, encontramos a Renault, com 30.112 carros vendidos, a Peugeot com 21.102 unidades e a Volkswagen com 16.473 modelos.
Mas as coisas mudam de figura quando olhamos para o ranking de vendas por modelos, onde surge a francesa Renault (Clio, Mégane e Captur), para além da Peugeot com o 208. Há quatro propostas francesas entre os cinco automóveis mais vendidos, se considerarmos que o Nissan Qashqai, fruto da Aliança Renault-Nissan, é um modelo japonês...
|
Modelo |
2017 |
2016 |
1º |
Renault Clio |
12.743 |
11.494 |
2º |
Peugeot 208 |
6.833 |
6.914 |
3º |
Renault Mégane |
6.802 |
6.503 |
4º |
Nissan Qashqai |
6.138 |
5.081 |
5º |
Renault Captur |
6.005 |
5.633 |
6º |
VW Golf |
5.485 |
5.829 |
7º |
Citroën C3 |
5.305 |
4.177 |
8º |
VW Polo |
5.036 |
5.417 |
9º |
Peugeot 308 |
4.717 |
5.004 |
10º |
Opel Corsa |
4.702 |
4.732 |
11º |
Peugeot 2008 |
4.664 |
4.272 |
12º |
Mercedes Classe A |
4.614 |
4.844 |
13º |
SEAT Ibiza |
4.329 |
4.951 |
14º |
Opel Astra |
4.285 |
4.486 |
15º |
BMW Serie 1 |
4.162 |
3.899 |
2º PEUGEOT 208. Apesar de ser já um veterano do catálogo, a evolução que tem sido seguida pela marca francesa mantém a actualidade do 208, que continua a mostrar o seu apelo depois a última grande alteração introduzida em 2015. O resultado registado no mercado nacional mostra que continua a ser atractivo para os portugueses.
3º RENAULT MÉGANE. A quarta geração do Mégane começou a crescer em 2016 e, com a opção entre o cinco portas e a carrinha, o modelo abrangeu uma faixa alarga do mercado e garantiu o terceiro lugar do pódio do ranking de vendas de modelos onde se destaca como líder no seu segmento.
5º RENAULT CAPTUR. Em meados de 2017 a Renault renovou o Captur, o seu SUV urbano. A imagem pouco se alterou, mas uma oferta dilatada, mais equipamento e diversas propostas de personalização foram argumentos bem recebidos pelo mercado e as vendas aumentaram.
6º VW GOLF. A nova geração Golf VII com as versões de três e cinco portas, para além da carrinha Variant, chegou em Março, com uma proposta renovada e mais interessante do que nunca. A nova gama permitiu à marca alemã subir ao sexto lugar do "top" de vendas.
8º VW POLO. O novo Polo só chegou a Portugal no último Outono, e três meses não foram suficientes para inverter a tendência de quebra natural das vendas da geração anterior. Mesmo assim, o modelo marcou posição no "top ten" das vendas.
9º PEUGEOT 308. Ao fim de quatro anos de vida a Peugeot renovou o 308. O "face-lift" alterou a imagem e sobretudo o habitáculo que evoluiu muito no campo da tecnologia. Mas o final de vida do "velho" 308 e a chegada do renovado 308 acabaram por condicionar a performance comercial ao longo do ano.
10º OPEL CORSA. Não há qualquer dúvida de que o Opel Corsa continua a ser um caso de sucesso. A quinta geração deste familiar compacto surgiu em 2014 e continua a despertar o interesse de muitos clientes. Se dúvidas houvesse, bastaria referir o facto de ter sido o décimo modelo mais vendido em Portugal em 2017, com um número de unidades muito semelhante à registada em 2016.
11º PEUGEOT 2008. O SUV da Peugeot foi renovado em Março. A alteração foi basicamente uma operação de "cosmética", mas o volume de vendas cresceu face às registadas no ano anterior. Não há dúvida de que os SUV estão "em alta".
13º SEAT IBIZA. A quinta geração do Ibiza chegou a Portugal em Junho, o que equivale a dizer que a marca espanhola do Grupo VW passou meio ano a escoar as unidades da geração anterior e outros seis meses a vender a nova proposta. Ao mesmo temo o Ibiza teve concorrentes internos como o apetecível SUC Ateca e tudo isto justifica a quebra nas vendas do modelo, numa marca que cresceu a nível absoluto.
14º OPEL ASTRA. A actual geração do Astra chegou ao mercado em 2015, e isso é muito tempo na vida de um automóvel num mundo ávido de novidades. Uma gama completa com versões de três e cinco portas, um sedan e uma carrinha, poderia justificar outros números, mas o mercado é soberano.
15º BMW SERIE 1. O "face-lift" do BMW Serie só teve reflexos em Portugal em Julho do ano passado, e isso poderá ajudar a explicar a queda das vendas do modelo da marca de Munique.