
















Já se sabe que a Mercedes vai apostar forte na mobilidade eléctrica, ao ponto de criar uma submarca própria, a EQ. A novidade foi a aprovação recente, pelo conselho de administração, da gama completa dessa submarca EQ que contará com seis modelos, desde um compacto com as dimensões do Classe A a uma berlina de luxo! Alguns "concepts" que a Mercedes tem mostrado ajudam-nos a perceber o caminho que a EQ irá percorrer, já a partir do próximo ano, quando será lançado o primeiro modelo. Depois, será um contra-relógio para ter mais cinco modelos prontos até 2023!
Basta fazer umas contas muito básicas para se perceber que, lançando o primeiro modelo em 2019 e querendo ter uma gama de seis variantes até 2023, ficam a faltar cinco carros em apenas quatro anos… Pois, a correria na Mercedes está lançada, com várias equipas a trabalharem em simultâneo em diversos projectos. Nomeadamente no que se inspira no "concept" EQA e que será, obviamente, o compacto eléctrico correspondente ao Classe A.
Ainda no segmento compacto haverá também um EQB, em finais de 2021, que será um modelo com sete lugares e também dois motores e tracção integral. Para o mesmo ano está previsto o EQE, berlina eléctrica com dimensões entre os Classe C e E e que deverá estar disponível com dois níveis distintos de potência.
Por fim, a sigla EQS deverá ficar reservada para um SUV grande, a exemplo do GLS. Será o último dos seis modelos a chegar, apenas em 2023, com seis lugares, tracção integral e interior luxuoso. Como se vê, o plano da Mercedes para a mobilidade limpa está rigorosamente traçado e é… particularmente ambicioso!