E as crianças, Senhor! Já nem as crianças são poupadas na ânsia do lucro chinês da cópia fácil e descarada que, não contente em plagiar tudo o que é automóvel, chegou ao ponto de imitar descaradamente… um desenho animado! E logo um filme de culto como o
"Carros"…
Desta vez, contudo, e ao contrário do que sucede na esmagadora maioria dos casos de cópia de automóveis inteiros, a Justiça chinesa actuou correctamente e um tribunal de Xangai atribuiu uma indemnização equivalente a 194 mil dólares (cerca de 180 mil euros) à Pixar/Disney.
Em causa estava um filme chamado "The Autobots" lançado pela produtora Bluemtv e distribuído pela G-Point, cujos principais personagens são claramente decalcados do filme "Carros" da Disney. Em especial o protagonista, igualzinho (ou quase…) ao celebérrimo Faísca McQueen.
E quando já pensamos com os nossos botões que é preciso não ter vergonha na cara, ainda somos surpreendidos com a intenção do realizador do filme "The Autobots" de recorrer da sentença. Argumento invocado: Zhuo Jianrong diz-se inocente porque nunca na vida viu o filme "Carros"! E mais, diz ter planos para uma sequela…
A queixa da Disney deu entrada no tribunal de Xangai em Julho de 2016 que considerou que os personagens, posters e título do filme eram uma cópia dos usados no "Carros". Mesmo assim, a pena aplicada corresponde a cerca de um quarto das receitas que "The Autobots" já conseguiu nas salas chinesas… O crime, pelos vistos, continua a compensar…