As palavras são do responsável pelo centro europeu de "design" da Nissan, Mamoru Aoki, à revista britânica "Autocar" e não deixam quaisquer dúvidas de que o protótipo IMx é muito mais que um "show car" e antecipa o que será o "crossover" eléctrico da marca nipónica feito sobre a base do novo Leaf! "O IMx não é apenas um ‘concept car’, dentro de poucos anos aparecerá em produção", garantiu Aoki.
Apresentado em Outubro passado, no salão de Tóquio, o Nissan IMx teve a sua estreia europeia no recente salão automóvel de Genebra, onde o seu conceito fez sucesso, em especial o interior muito espaçoso. Já para não falar no facto de ter uma mecânica com 430 cv e 700 Nm que promete 600 km de autonomia graças ao maior "pacote" de baterias que pode ser arrumado no chão de um veículo sobrelevado.
Quanto ao desenho exterior do IMx, Aoki referiu que tem muitas pistas do que será a futura linguagem de "design" da Nissan, com um equilíbrio entre as linhas de forte expressão e as superfícies muito lisas, de grande pureza. O IMx é inegavelmente original e será curioso ver se o futuro "crossover" com base no Leaf fugirá muito das linhas aqui antecipadas por este protótipo. Até porque a Nissan precisa mesmo que este modelo funcione e cative clientela já que, segundo os mais recentes estudos, os "crossovers" representarão 34% do mercado europeu já em 2020!