Acabámos de chegar de Barcelona, onde tivemos oportunidade de conduzir o novo CUPRA Ateca de 300 cv, mas a submarca da SEAT já estará a trabalhar numa nova proposta. Quem o afirma é a publicação britânica "Auto Express", que revela que o nome CUPRA Terramar acaba de ser registado e que será usado para baptizar um SUV Coupé a lançar em 2020.
De acordo com as informações avançadas pela "Auto Express", este Terramar encaixa na perfeição nesta descrição, sendo que a sua imagem vincadamente desportiva faz com que seja uma aposta natural para a CUPRA, uma submarca com DNA desportivo.
A "Auto Express" afirma que este poderá tratar-se de um modelo exclusivo CUPRA, com a derivação mais normal da SEAT a surgir um ano e meio ou dois anos depois.
No que à imagem diz respeito, é de esperar que este modelo seja uma evolução da linguagem de estilo actual da SEAT e da CUPRA. Desta forma, faz todo o sentido recuperar o protótipo 20V20 apresentado no Salão de Genebra de 2015 (ver galeria).
Quanto à potência, tudo indica que vai rondar os 300 cv, à imagem do CUPRA Ateca actual, sendo que a potência será transmitida para as quatro rodas através de uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades. Ainda assim, não podemos descartar uma variante híbrida "plug-in", já que a marca de Martorell já confirmou que quer iniciar a sua electrificação através da CUPRA.
A denominação Terramar faz referência ao Autódromo de Terramar, um circuito oval localizado em Sant Peres de Ribes, nos arredores de Barcelona.
Esta designação carrega consigo tradição e velocidade, já que neste circuito emblemático se disputaram várias corridas nos anos 50. E convém não esquecer que esta oval tem sido palco de eventos e apresentações da SEAT nos últimos anos, com destaque para o León Cupra 290 (vídeo abaixo).
A confirmar-se, o CUPRA Terramar será apresentado ao mundo em 2020, sendo que até lá a nova submarca espera apresentar sete nove propostas. Resta saber se o Terramar será uma delas!