Cupra é um nome com tradição na SEAT e pode ganhar uma relevância ainda maior no futuro. É que tudo indica que a fabricante espanhola vai criar uma nova submarca com este nome dedicada a modelos mais "performantes", tal como a Mercedes tem a AMG, a BMW a M Performance e a Audi a Audi Sport.
O nome Cupra, que é usado actualmente em versões mais "apimentadas" do Leon, acaba de ser registado no EUIPO (European Union Intellectual Porperty Office), juntamente com um novo logo.
E além de se certificar que ninguém pode usar o nome Cupra, a SEAT ainda registou outros nomes, entre eles Bolero, Salsa e Tango. Recorde-se que a marca espanhola já usou estas denominações em "concepts" do passado, o que sugere que possam surgir novos modelos já com assinatura desta submarca Cupra.
O Bolero foi apresentado há 20 anos, no Salão de Genebra, e destacava-se por se uma potente berlina de aspecto revolucionário, alimentada por um motor V6 que debitava 325 cv de potência. Por seu turno, o Salsa surgir em 2000 e antecipou as formas do SEAT Leon de segunda geração. Também contava com um bloco V6 debaixo do "capot", e debitava 246 cv.
O último destes três concepts foi o Tango, que só foi apresentado no Salão de Frankfurt de 2001. Montado na mesma plataforma do SEAT Ibiza, este "roadster" de dois lugares era alimentado por um motor 1.8 turbo que produzia 177 cv de potência.
Além destas denominações, a SEAT também registou o nome "Cupra R", o que sugere que podemos ter uma versão ainda mais radical do Leon, que actualmente conta com um motor 2.0 litros TFSI que produz 300 cv de potência e 380 Nm de binário máximo.