O mais recente trabalho da preparadora suíça Dahler Competition tem por base a segunda geração do BMW X4, nomeadamente as versões M40i e M40d.
Ainda assim, o grande foco da Dahler para este projecto foi o departamento mecânico. Equipou o X4 com um "kit" de suspensão desportivo que o deixa mais perto do solo e com melhor dinâmica e montou um "kit" de amortecedores que descreve como sendo "desportivos mas não demasiado duros".
Tudo isto ajuda a melhorar o comportamento dinâmico de um crossover que está longe de ser um verdadeiro desportivo. Mas empenhada em mudar isso, a Dahler também operou mudanças no motor, tornando o X4 bastante mais potente e com uma capacidade de reacção mais apurada.
O BMW X4 M40i, que de série conta com um bloco de 3.0 litros e seis cilindros que produz 360 cv e 500 Nm de binário, passou a debitar 420 cv e 630 Nm. Já o M40d, a versão topo-de-gama diesel que de série produz 326 cv e 680 Nm, passou a ter 380 cv e 780 Nm de binário máximo.
A preparadora helvética não revela o impacto que este aumento de potência tem na velocidade máxima e no registo dos 0 aos 100 km/h, mas é de esperar que ambos os modelos registem uma ligeira melhoria.