A Bentley está pronta e gostaria de avançar para a construção de um coupé e um roadster de dois lugares, um verdadeiro automóvel desportivo. E sabe que tem uma clientela ávida por esses modelos que seriam um sucesso comercial, caso fossem feitos. Mas… Pois, há sempre um mas… Sabe que só poderá avançar nesse projecto se não "pisar os calcanhares" da Audi que tem o R8 e, a outro nível, dos desportivos da Porsche e até da Lamborghini que também integram o Grupo VW!
Este é, afinal, o único entrave aos ambiciosos planos da Bentley que, nos últimos anos, tem andado a fazer-nos água na boca com alguns "concepts" a mostrar aquela sua vontade. Em 2015, no salão de Genebra, mostrara o EXP 10 Speed6, um fascinante coupé que espantou meio mundo… e deixou outro meio a pedir à marca britânica para o construir! Dois anos depois, a Bentley voltou ao "local do crime", desta vez com a versão descapotável daquele "concept", a que chamou EXP 12 Speed6e – e atenção que este "e" poderá fazer toda a diferença!
É óbvio que a Bentley anda a… "forçar a barra" dentro do Grupo VW para a produção de um desportivo de dois lugares, algo que não tem na sua gama – o Continental é um Grand Turismo de quatro confortáveis lugares. Com a enorme dificuldade de o Grupo já ter vários modelos desportivos de dois lugares vindos da Audi, Porsche e Lamborghini, mas com o poderoso argumento de ter as vendas já quase garantidas, anos antes de o carro sequer existir!
"Estamos sempre a testar o mercado e, antes de avançarmos com o Continental, toda a gente dizia ‘é uma má jogada!’, e o mesmo sucedeu com o SUV Bentayga", contou o responsável técnico da divisão exclusivista Mulliner da Bentley, Uday Senapati.
"Mas quando abordámos a ideia de um desportivo de dois lugares, foi extremamente bem recebida, o que significa que será um sucesso garantido".
Aquele responsável da marca britânica revelou que há já muito trabalho feito no desenvolvimento de ambos os modelos, o coupé e o roadster, mas nada poderá avançar sem a luz-verde do Grupo VW. O facto de a Bentley estar integrada no grupo alemão abre-lhe possibilidades imensas, nomeadamente a nível das plataformas, mas também a obriga a seguir uma linha de lançamento de produtos que não "atropele" os interesses das outras marcas.
E a Audi, com o seu R8, parece ser a que mais torce o nariz a esta concorrência directa vinda do outro lado da Mancha… Uma das formas de estabelecer uma diferença para a marca de Ingolstadt – cujo desportivo se irá manter fiel ao V10, depois de terminada a vida do e-tron que não foi propriamente um sucesso… – será avançar com um sistema de propulsão eléctrica, aquele que já se apresentou no "concept" EXP 12 Speed6e mostrado este ano em Genebra.
Este descapotável foi apresentado como tendo 450 km de autonomia, mas não há qualquer decisão sobre a adopção deste sistema eléctrico, nem nos eventuais desportivos, nem em qualquer outro modelo. Mas esta seria uma forma de apresentar o modelo de dois lugares com uma característica totalmente diferente e independente de qualquer outra marca do Grupo VW que permitiria imediata luz-verde ao desportivo que a Bentley tanto quer fazer!