O Dendrobium Automotive D-1 já foi apresentado no "Salon Privé", em Inglaterra, e promete "bater o pé" aos hiperdesportivos do momento, como o Bugatti Chiron ou o Koenigsegg Agera RS.
O nome pode não lhe dizer muito, mas remete-nos para uma espécie de orquídea do sudeste asiático. E isso não é por acaso, afinal este conceito nasceu pela mão da Vanda Electrics, uma empresa de Singapura, e só recentemente se tornou num modelo de produção da Dendrobium Automotive Limited, marca com sede no Reino Unido.
O D-1 foi desenvolvido pela Dendrobium Automotive em parceria com a Williams Advanced Engineering e com Nigel Gordon-Stewart, CEO da Dendrobium que já passou pela McLaren e pela Lamborghini. Nigel não tem dúvidas em afirmar que este "será o carro eléctrico mais impressionante e que contará com uma tecnologia de desenvolvimento 100 por cento próprio".
Esteticamente é uma proposta radical e que promete não passar despercebida por onde quer que ande. As formas pontiagudas transmitem uma sensação de agressividade e velocidade, dando origem a um "look" futurista claramente inspirado nos monolugares de competição.
Os dados conhecidos ainda são escassos, mas sabe-se que este "monstro" eléctrico vai produzir 1.825 cv de potência e 2.000 Nm de binário máximo, para um peso de 1.750 kg. Não temos dúvidas de que estes números farão com que seja um dos automóveis de produção mais rápidos do mercado, mas a Dendrobium ainda não divulgou os registos de aceleração e de velocidade máxima.
Certo, para já, é que a empresa britânica vai produzir muito poucas unidades deste modelo, apesar de ainda não estar confirmado o início da produção nem o preço que irá custar. Mas se gosto do que viu pode apressar-se a comprar um dos 500 exemplares à escala 1:18 que a Dendrobium está a vender por 250 dólares cada…