Costuma dizer-se que a necessidade aguça o engenho e Simon Skhosana, carpinteiro desempregado da África do Sul, é a prova disso mesmo. É que este homem de 50 anos acaba de criar o seu próprio automóvel!
Pode não parecer muito, mas a verdade é que este veículo não só transformou por completo a vida de Skhosana como o tornou numa espécie de herói local, na aldeia de Moloto, a noroeste de Pretória.
"Posso levar a minha criança [de dois anos] à escola quando chove ou quando faz muito frio. Houve uma altura em que o meu filho teve que ir ao hospital de KwaMhlanga (cerca de 10 quilómetros de distância) para uma consulta e eu não tinha dinheiro para o transporte. Então meti-o a ele e à minha mulher no banco de trás e arranquei" afirmou Skhosana, orgulhoso, em declarações ao "Times Live".
As imagens e o vídeo, publicados pela referida publicação sul-africana, mostram outros detalhes desta viatura, incluindo as portas laterais, que Skhosana garante fechar sempre que vai em viagem, já que o seu filho "tentaria abrir a porta sempre que vão em andamento".
Mas apesar deste veículo ser o orgulho de Skhosana e da sua comunidade, há quem não goste da sua invenção, nomeadamente as autoridades.
"Eles [os polícias] mandam-me parar e pedem-me para tirar esta coisa da estrada mas eu digo-lhes que então têm de tirar todas as bicicletas da estrada porque isto é apenas uma bicicleta. Mas outros brincam e dizem-me que tenho que ter carta de condução", afirmou Simon Skhosana ao "Times Live".
Para quando precisa de transportar cargas maiores, Skhosana tem um pequeno atrelado que pode "engatar" a este carro a pedais, que segundo o próprio ainda não está terminado. Falta acrescentar alguns detalhes, pintar e claro, dar-lhe um nome.