Pesquisa
Actualidade

Dez dos concepts mais icónicos da BMW

13:48 - 20-08-2017
  15
BMW Spicup (1969)BMW Spicup (1969)BMW Spicup (1969)BMW Spicup (1969)BMW E25 Turbo (1972)BMW E25 Turbo (1972)BMW E25 Turbo (1972)BMW E25 Turbo (1972)BMW Nazca M12 Concept (1991)BMW Nazca M12 Concept (1991)BMW Nazca M12 Concept (1991)BMW Nazca M12 Concept (1991)BMW Nazca M12 Concept (1991)BMW Z18 Concept (1995)BMW Z18 Concept (1995)BMW Z18 Concept (1995)BMW Concept Coupé Mille Miglia (2006)BMW Concept Coupé Mille Miglia (2006)BMW Concept Coupé Mille Miglia (2006)BMW Concept Coupé Mille Miglia (2006)BMW GINA Concept (2008)BMW GINA Concept (2008)BMW GINA Concept (2008)BMW GINA Concept (2008)BMW Vision Efficient Dynamics (2009)BMW Vision Efficient Dynamics (2009)BMW Vision Efficient Dynamics (2009)BMW Vision Efficient Dynamics (2009)BMW Vision Efficient Dynamics (2009)BMW 328 Hommage Concept (2011) e BMW 328 originalBMW 328 Hommage Concept (2011)BMW 328 Hommage Concept (2011)BMW 328 Hommage Concept (2011)BMW 328 Hommage Concept (2011)BMW 2002 Hommage Concept (2016) e BMW 2002 originalBMW 2002 Hommage Concept (2016)BMW 2002 Hommage Concept (2016)BMW 2002 Hommage Concept (2016)BMW 2002 Hommage Concept (2016)BMW Série 8 Concept (2017)BMW Série 8 Concept (2017)BMW Série 8 Concept (2017)BMW Série 8 Concept (2017)BMW Série 8 Concept (2017)
BMW Spicup (1969)BMW Spicup (1969)BMW Spicup (1969)BMW Spicup (1969)BMW E25 Turbo (1972)BMW E25 Turbo (1972)BMW E25 Turbo (1972)BMW E25 Turbo (1972)BMW Nazca M12 Concept (1991)BMW Nazca M12 Concept (1991)BMW Nazca M12 Concept (1991)BMW Nazca M12 Concept (1991)BMW Nazca M12 Concept (1991)BMW Z18 Concept (1995)BMW Z18 Concept (1995)BMW Z18 Concept (1995)BMW Concept Coupé Mille Miglia (2006)BMW Concept Coupé Mille Miglia (2006)BMW Concept Coupé Mille Miglia (2006)BMW Concept Coupé Mille Miglia (2006)BMW GINA Concept (2008)BMW GINA Concept (2008)BMW GINA Concept (2008)BMW GINA Concept (2008)BMW Vision Efficient Dynamics (2009)BMW Vision Efficient Dynamics (2009)BMW Vision Efficient Dynamics (2009)BMW Vision Efficient Dynamics (2009)BMW Vision Efficient Dynamics (2009)BMW 328 Hommage Concept (2011) e BMW 328 originalBMW 328 Hommage Concept (2011)BMW 328 Hommage Concept (2011)BMW 328 Hommage Concept (2011)BMW 328 Hommage Concept (2011)BMW 2002 Hommage Concept (2016) e BMW 2002 originalBMW 2002 Hommage Concept (2016)BMW 2002 Hommage Concept (2016)BMW 2002 Hommage Concept (2016)BMW 2002 Hommage Concept (2016)BMW Série 8 Concept (2017)BMW Série 8 Concept (2017)BMW Série 8 Concept (2017)BMW Série 8 Concept (2017)BMW Série 8 Concept (2017)
Apresentado esta quinta-feira, o BMW Z4 Concept não deixou ninguém indiferente. Com um ar musculado e com um habitáculo verdadeiramente inovador, este protótipo – que estará na origem do Z4 que a BMW vai lançar em 2018 – representa uma evolução no design da marca da Baviera mas nem por isso deixou de ir "buscar" inspirações a antigos protótipos da marca.

É mais do que evidente a semelhança entre a dianteira deste Z4 Concept e o GINA, o concept que a BMW apresentou em 2008. Isto já para não falar dos pontos em comum com o recente BMW Série 8 Concept, entre eles o pára-choques dianteiro, com enormes entradas de ar laterias e com um difusor proeminente.

Como tal, não podíamos deixar passar a apresentação deste protótipo em Pebble Beach sem fazer uma viagem ao passado da BMW e recuperar alguns dos concepts mais icónicos da marca de Munique.

BMW Spicup (1969)

Revelado no Salão Automóvel de Genebra de 1969, este concept foi criado pela "casa" Bertone e pelo "mago" Marcello Gandini, que tem no currículo criações como os Lamborghini Countach e Miura.

Com base no 2000 CS, contava com dois painéis removíveis que rapidamente o transformavam num "cabrio". Debaixo do capot estava um bloco de seis cilindros em linha da marca de Munique. Recorde-se que este modelo chegou mesmo a estar em produção alguns anos depois.

BMW E25 Turbo (1972)


O "look" deste E25 Turbo é bastante familiar e há razões para isso. É que este concept é o antecessor do BMW M1, um modelo que ainda hoje permanece um dos modelos mais icónicos de sempre da marca da Baviera.

Construído para os Jogos Olímpicos de Munique de 1972, serviu como plataforma para a BMW mostrar novas evoluções tecnológicas e uma linguagem visual renovada, que mais tarde viria a estar presente no próprio M1, no Série 8 e no "roadster" Z1.

BMW Nazca M12 Concept (1991)

O BMW Nazca M12 Concept é trabalho do designer Fabrizio Giugiaro, que admitiu que se inspirou nos Fórmula 1 e nas "máquinas" do Grupo C. A receita era "explosiva" e o resultado final provou isso mesmo.

Com uma carroçaria e chassis em fibra de carbono, juntamente com a utilização de outros materiais leves, este Nazca é uma verdadeira "pena", com um peso total de 1100 kg.

O pára-brisas de 360 graus que unia a dianteira com a "janela" posterior era um dos elementos em maior destaque desta criação, mas as portas do tipo "asa de gaivota" também roubavam as atenções.

Debaixo do capot estava um V12 de 5.0 litros de 300 cv "roubado" ao BMW 850i. Este bloco estava acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades que enviava a potência para as rodas traseiras.

BMW Z18 Concept (1995)


Se está a achar este protótipo estranho… é porque de facto é! Foi a primeira tentativa da BMW em fazer um "roadster" com capacidades "off-road". Curiosamente foi a primeira e a única vez que a BMW tentou juntar as características de um todo-o-terreno com o "look" de um cabrio.

Contava com um bloco V8 e com tracção integral, com uma carroçaria em plástico reforçado e com um chassis em aço. Isto já para não falar do interior reconfigurável. Resta agora saber se a marca da Baviera alguma vez vai recuperar esta ideia…

BMW Concept Coupé Mille Miglia (2006)

Se nos anos 50 pedissem às pessoas para imaginar como seriam os automóveis do futuro provavelmente a resposta seria algo em torno deste BMW Mille Miglia Concept.

Com inspirações que remontam ao clássico BMW 328, utilizava uma carroçaria em fibra de carbono montada num chassis do Z4 M Coupé. Debaixo do capot estava um bloco de 3.2 litros e seis cilindros em linha que produzia 340 cv de potência.

BMW GINA Concept (2008)

Este concept, que assentava na plataforma do BMW Z8, tinha como maior inimigo… um tesoura!

Não percebeu? Nós explicamos… A "pele" deste protótipo era uma textura flexível que cobria uma estrutura metálica reforçada com fibra de carbono. A ideia assentava no facto do condutor poder alterar a forma do automóvel em movimento…

Na época, Chris Bangle, designer deste concept, admitiu que esta ideia era o futuro do design automóvel, mas passados quase 10 anos, a industria continua a dar passos mais "convencionais"…

BMW Vision Efficient Dynamics (2009)


Este concept foi apresentado em 2009 e rapidamente se tornou num dos protótipos mais falados de sempre da BMW. As semelhanças com o i8 que a marca da Baviera viria a produzir anos mais tarde são mais do que óbvias, ainda que alguns detalhes, como as portas em vidro, se tenham "perdido" entretanto.

Debaixo do "capot" estava um sistema híbrido que combinava um bloco eléctrico com um motor a combustão, sendo que a BMW reivindicava níveis de performance semelhantes ao "radical" M3 e emissões de CO2 inferiores a 100g/km.

BMW 328 Hommage Concept (2011)

Tal como o próprio nome sugere, este concept é uma homenagem ao clássico BMW 328 dos anos 30, um dos primeiros automóveis de competição da marca de Munique.

Construído a partir de um plástico reforçado com fibra de carbono, este protótipo combinava de forma perfeita elementos clássicos com linhas modernas.

Debaixo do capot estava um bloco de 3.0 litros e seis cilindros em linha que garantia potência a esta proposta. Mas as tiras em cabedal nas laterais e no capot não deixam dúvidas na hora de afirmar que este protótipo era muito mais do que potência e velocidade…

BMW 2002 Hommage Concept (2016)


Com base no M2 actual, este concept é uma viagem no tempo que só pára no 2002 original, 50 anos antes. Apresentado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, este concept impressionou tudo e todos, por culpa do seu carácter forte e de um "look" muito agressivo.

Com uma carroçaria feita quase por completo em fibra de carbono, este 2002 Hommage era alimentado pelo poderoso motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha do M2. O mesmo é dizer que debitava 370 cv de potência…

Escusado será dizer que todos os amantes da marca de Munique pediram que esta bonita homenagem fosse construída para ser vendida… depressa!

BMW Série 8 Concept (2017)

Apresentado na última edição do tradicional Concordo d’Eleganza Villa d’Este, este concept antecipa o muito aguardado BMW Série 8, que deverá ser lançado no mercado no segundo trimestre de 2018.

As formas gerais e as proporções, a traseira proeminente que mais parece formar uma imensa asa posterior, a frente muito agressiva com uma enorme grelha no típico duplo "rim" da marca bávara, tudo isso será para manter na versão de produção, e ainda bem, é que este Série 8 Concept revela uma enorme presença e dinamismo, com um "look" que não deixou ninguém indiferente.

A BMW não revelou quaisquer dados técnicos, nem referindo que mecânica faz mover este protótipo, mas a verdade é que ao olhar para esta obra de arte ninguém se lembrou disso…
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
dadocastro47   15:44 - 20-08-2017
VOTAR
gosto de quase todos mas em particular do que inspirou o i8
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.