Os americanos não são os melhores defensores dos seus mais reputados desportivos. Há muita paixão, mas no momento da verdade, quando é necessário pagar, tomam outras opções. Marcas como a Ferrari e a Porsche crescem nos EUA e os modelos "made in USA" ficam aquém das expectativas...
O modelo foi reformulado. Recebeu "inputs" da Ferrari, mas as vendas não garantiram a rentabilidade que o Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) esperava. Foi descontinuado no ano passado, o mesmo é dizer que está morto. Não foi uma boa notícia para os americanos, mas também não foi a única...
Em 2017, a Corvette construiu 9.686 veículos. Ficou aquém das 9.752 unidades vendidas em 2016, e o número não está muito longe dos 9.670 exemplares construídos em 1959... Isto dá que pensar num mercado gigantesco onde foram vendidos 17.245.872 veículos no ano passado.
Mas a realidade é o que é e, de acordo com a lista de vendas publicada pelo Corvette Museum, os coupés são mais procurados dos que os cabrio, e os Stingray são os mais apetecíveis do catálogo...
MODELO |
UNIDADES |
Stingray Coupé |
3.068 |
Stingray Convertible |
735 |
Grand Sport Coupé |
2.569 |
Grand Sport Convertible |
512 |
Z06 Coupé |
2.353 |
Z06 Convertible |
449 |
TOTAL |
9.686 |
Este estudo também mostra que três quartos dos compradores optaram pela versão com caixa automática de oito velocidades em detrimento da opção manual de sete velocidades. O "Arctic White" foi a cor mais procurada com 20,3% das escolhas, face a 16,3% das opções pelo preto e 14% pelo "Torch Red". O laranja, a aposta do construtor para o ano que findou, apenas convenceu 85 clientes.
Não deixa de ser curioso reter que, dos 9.686 Corvette produzidos, 1.062 foram exportados. Fora dos EUA, o Canadá liderou as compras com 587 unidades. Dos restantes, 343 chegaram à Europa, 66 ao Médio Oriente, 57 ao México e nove ao Japão.