A Zarooq é uma marca criada nos Emirados Árabes Unidos, com base no Dubai, focada nos carros de luxo. A marca define-se como os "supercarros nascidos no deserto" e o primeiro modelo foi confirmado esta semana. Anunciado em 2015, o Zarooq Sand Racer GT 500 é um supercarro com características off-road - pronto para enfrentar as areias - e vai ter 525 cv.
O nome Zarooq tem origem na cobra ‘psammophis schokari’, um animal que reside na areias quentes dos países árabes e que é a cobra mais rápida do deserto, sendo essa a mensagem que o Sand Racer pretende afirmar. O carro foi revelado em 2016, no Dubai, num evento em que a Zarooq anunciou também o ‘Sand Circuit’, onde realizará corridas ‘off-road’ e irá dar a oportunidade para o público experimentar o seu primeiro automóvel.
O Zarooq Sand Racer GT 500 terá apenas 1.300 kg, dois lugares, tracção traseira e um motor central. O carro vem com V8 de 6.2 litros com 525 cv e 660 Nm de binário máximo, administrado por uma transmissão sequencial de cinco velocidades, especialmente voltado para o ‘off-road’. A velocidade máxima será de 220 km/h.
Para as aventuras pelas areias do Médio Oriente, o carro vem com amortecedores semelhantes aos usados pelos veículos no Dakar, com um curso de 450 mm. E para que ninguém corra o riso que ficar perdido no meio do deserto, o tanque tem 130 litros de capacidade.
Para já, a Zarooq conta apenas produzir 35 unidades, com um preço anunciado de 450.000 dólares (394.000 euros). Para além de toda a zona do Médio Oriente, a marca tem intenção de comercializar na Europa, revelando interesse em criar um espaço no Mónaco.