Depois de anunciar a sua presença na mítica subida de Pikes Peak, chegou a vez da Bentley revelar a arma com que o vai fazer. Trata-se de um enorme Bentayga de quase 2,5 toneladas que conta com o mesmo motor W12 com 600 cv e 900 Nm de binário de série e com uma suspensão inalterada.
Atrás do volante estará o piloto Rhys Millen, que já conquistou o Pikes Peak International Hill Climb por duas ocasiões, e que detém o recorde dos eléctricos modificados, alcançado em 2016 com um e0 PP100.
O objectivo para este ano e para esta aventura com o Bentayga é percorrer os 20 quilómetros de subida a uma média de pelo menos 96 km/h. Só assim será possível deixar para trás o tempo de 12 minutos e 35,61 segundos feito pelo Range Rover Sport, o SUV que mantém o recorde de SUV de produção mais rápido em Pikes Peak. Contudo, se o Bentley bater esta marca também se torna o veículo de produção (de todos os tipos) mais rápido de sempre nesta subida.
"A oportunidade de correr com a Bentley em Pikes Peak é daquelas que não se pode deixar passar", afirmou Rhys Millen. "Visitei a fábrica da Bentley em Crewe, Inglaterra, no último mês e fiquei espantado com o nível de competência que implica montar estes carros de forma artesanal. Tive também a oportunidade de conduzir o carro de pré-competição pela primeira vez e fiquei admirado com a ‘performance’ que já está disponível", adiantou.
Recorde-se que este "monstro" de quase 2,5 toneladas é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos e tem uma velocidade máxima fixada nos 301 km/h.
Lamborghini está atenta a este projecto
A Lamborghini, que tal como a Bentley pertence ao grupo Volkswagen, está muito atenta a esta participação da marca de Crewe na subida de Pikes Peak. A marca italiana pode estar mesmo a planear um programa de competição todo-o-terreno que terá por base o Urus.
"A Lamborghini gosta de desafios, mas aquilo que vamos fazer será bastante diferente do que as outras marcas fazem", começou por dizer Stefano Domenicalo, CEO da Lamborghini, citado pela publicação inglesa "Autocar".
"Vamos escolher uma forma de competição criada apenas para a categoria do nosso veículo. O nosso carro tem imensas faces. Podes disfrutar da sua beleza, é muito rápido em pista, muito rápido fora de estrada e muito rápido na gravilha. Vamos escolher algo que combine com todas estas coisas", acrescentou.