Até pode parecer o capacete de um Stormtrooper, da saga "Star Wars", mas é um camião autónomo eléctrico que começou esta quarta-feira a fazer transportes nas estradas públicas da Suécia. A Einride, empresa que o desenvolveu, e a DB Schenker, o cliente que os começou a usar, diz que esta é uma estreia mundial.
Denominado T-Pod, este camião autónomo consegue reduzir o custo de um transporte em até 60%, por comparação com um camião a diesel e com condutor. Pelo menos é isso que diz a Einride, que para além da DB Schenker já recebeu encomendas de empresas como a Svenska Retursystem ou o Lidl.
O Einride T-Pod tem tecnologia de condução autónoma de nível 4 e usa uma plataforma da Nvidia para processar em tempo real todas as informações que recolhe. Um operador, sentado numa base a vários quilómetros de distância, pode supervisionar e controlar até 10 veículos ao mesmo tempo.
Neste momento a Einride tem licença para realizar viagens curtas, entre um armazém e um terminal, numa estrada pública em Jonkoping, na Suécia. Além disso, todos os veículos estão limitados a uma velocidade máxima de 5 km/h.
Ainda assim, a Einride já fez saber que no próximo ano vai candidatar-se a mais rotas públicas na Suécia e que o objectivo passa por começar a testar igualmente em solo norte-americano.