Há mais uma "start-up" disposta a enfrentar as gigantes automóveis na corrida à mobilidade eléctrica na cidade. Denominada Eli, esta pequena empresa fundada por Marcus Li desenvolveu um pequeno citadino eléctrico que promete revolucionar o mercado.
A ideia de Li surgiu quando este estava em Nova Iorque, a estudar arquitectura. Marcus pensou-o como um pequeno automóvel capaz de transportar duas pessoas e ainda ficar com espaço livre para transportar pequenas cargas.
O resultado é o Eli Zero, um pequeno carro eléctrico capaz de percorrer até 89 quilómetros a uma velocidade máxima de 40 km/h. Se achar pouco saiba que há uma versão com uma bateria mais potente que lhe garante uma autonomia de 137 quilómetros.
A carroçaria em alumínio faz com que seja muito leve: pesa apenas 398 kg na versão normal e 410 kg na versão Plus. E isso faz maravilhas no que à autonomia diz respeito, já que as baterias têm apenas 6 kWh e 8,3 kWh de capacidade.
Com 2,25 metros de comprimento e 1,38 metros de largura, este Eli Zero é 44 cm mais curto e 28 cm mais estreito que um Smart ForTwo, sendo que a distância entre eixos é 28 cm inferior à do pequeno citadino da Daimler.
O Eli Zero já está disponível na plataforma de "crowdfunding" IndieGoGo, por 10.990 dólares, o equivalente a 9050 euros.