Não é algo que seja muito visto no nosso país mas, nos Estados Unidos, o "restomod" está cada vez a ganhar mais adeptos.
Afinal, trata-se de juntar o melhor de dois mundos que as novas tecnologias já permitem: combinar a estrutura de um "clássico" com o desempenho e fiabilidade de um bólide contemporâneo.
Esta ideia foi levada a outro patamar por John Sarkisyan, um especialista a reconstruir carros de sonho.
Revelado em Las Vegas, no SEMA Show, em 2018, o restaurador pegou no chassis (e no motor) de um Mercedes SLK 32 AMG de 2002 e assentou-lhe em cima a carroçaria de um Mercedes SL 300 coupé de 1954.
Fica agora a questão: como é que se "destrói" um "clássico" como o "asa de gaivota", que nos leilões chega aos 2 milhões de euros?
É aqui que está a engenhosidade de John Sarkisyan. O preparador pegou no modelo original de um amigo para fazer os moldes dos painéis e fabricar um corpo totalmente em fibra de vidro.
O resultado foi de tal modo brilhante que a carroçaria do 300 SL assentou de forma perfeita no chassis do SLK sem quaisquer desvios.
Contra o bloco original de 3.0 litros de seis cilindros (215 cv e 275 Nm) do raro 300 SL está o "vulgar" V6 de 3.2 litros do SLK, com 354 cv e 450 Nm.
John Sarkisyan não adianta quanto tempo e quanto dinheiro gastou para reconstruir este sonho de automóvel mas de certeza que terá sido bem menos do que a fortuna que custa um "asas de gaivota" original.
E, como se pode apreciar no vídeo que acompanha este artigo, está assegurado que metade dos pneus traseiros ficam "agarrados" ao alcatrão quando se pisa o acelerador a fundo sem sair do mesmo sítio. É obra!