30 anos depois de ter recebido o sétimo encontro mundial, a Ericeira voltou a ser a capital mundial do Citroen 2CV, num evento que decorreu no passado fim-de-semana.
Organizado pelo ACI (Amicale Citroen Internationale), o evento realiza-se num país diferente a cada dois anos, sendo que marcaram presença no evento (o 22º) da Ericeira cerca de 2000 Citroen 2CV oriundos de todo o mundo.
É certo que estes números ficaram aquém dos 7000 mil 2CV que marcaram presença no encontro mundial de 2011 em Salbris, em França, mas não deixa de ser um registo verdadeiramente impressionante e que atesta bem da importância deste modelo na história automóvel.
Com os cenários da Ericeira e de Mafra como pano de fundo, os participantes da 22ª edição do Citroen 2CV World Premier ainda deram as boas-vindas ao evento aos integrantes do 2CV Portugal Tour e do Raid 2CV Racing Team Havas, com um total de mais de 50 exemplares de corridas.
A mecânica fiável, a agilidade e a segurança (ainda que o aspecto seja o de uma viatura frágil) são características que fazem deste 2CV um dos veículos mais icónicos da marca francesa. Mas a Citroen já olha para o futuro, e como não poderia deixar de ser a Citroen Portugal marcou presença no evento com duas apostas para o presente, o C4 Cactus e o novíssimo Citroen C3.
A próxima edição do evento vai decorrer em Belfort (França) de 9 a 13 de Maio do próximo ano, sendo que a 24ª edição já está marcada para os dias 30 de Julho até 4 de Agosto de 2019, na Croácia.