O primeiro automóvel feito na totalidade a partir de uma impressora 3D vai entrar em produção no próximo ano e as primeiras unidades devem começar a ver-se nas estradas da China no início de 2020.
Denominado LSEV, este pequeno citadino eléctrico será produzido pela empresa chinesa Polymaker e pela fabricante com sede em Itália X Electrical Vehicle (XEV), sendo que já existe um protótipo funcional que apresenta uma autonomia eléctrica de 150 km/h e uma velocidade máxima de 70 km/h. Este exemplar está actualmente em exposição no Museu da Cultura chinesa de impressões 3D, em Pequim, onde também fará uma aparição no Salão Automóvel local, que agora abre portas.
Construído camada a camada e peça por peça, este processo revolucionário de construção permitiu que a Polymaker conseguisse reduzir o número de peças plásticas de 2000 – aproximadamente as que encontramos num automóvel convencional – para apenas 57! Esta medida não só permite ajudar a reduzir o impacto ambiental na hora de produzir um automóvel como ainda permite manter os custos de produção bastante controlados.
E esse é mesmo um dos principais trunfos deste LSEV, já que quando chegar ao mercado terá um preço a rondar os 8100 euros. A China será o primeiro mercado a receber este citadino revolucionário, lá mais para o final de 2019 ou início de 2020, sendo que o objectivo é produzir anualmente 500 unidades. O protótipo que vê no vídeo abaixo, por exemplo, demorou apenas três dias a construir…