Falar do Corvette é falar de um dos automóveis mais icónicos de sempre. Nasceu em 1953 e continua em produção, sendo que é mesmo um dos automóveis no mundo que está há mais anos em produção. Pelo meio afirmou-se como um dos desportivos de eleição dos norte-americanos e despertou algumas paixões na Europa, nomeadamente por ser muito potente e relativamente barato, pelo menos por terras do "Tio Sam".
Gostos não se discutem. E se haverá quem aplauda a originalidade desta ideia, haverá outros tantos a dizer que esta "brincadeira" destruiu um Corvette em perfeitas condições. Aquilo com que todos podemos concordar é que "há malucos para tudo" e que o Corvette que aqui lhe trazemos é peça única no mundo.
A base começou por ser, como referimos acima, um Corvette C3, que surgiu pela primeira vez em 1968 e tinha um desenho inspirado no concept Mako Shark II, protótipo que a marca revelou no Salão de Paris de 1965. Herdar a sucessão do C2, o Corvette que ainda hoje muitos consideram ser o mais bonito de sempre, não era tarefa fácil. Mas o que é certo é que o C3, com os seus faróis escamoteáveis e com as enormes entradas de ar na dianteira, rapidamente se afirmou. Hoje, várias décadas depois, é impossível reconhecer que as linhas do C3 são imortais.
O motor, apesar de ser um V8, não é original. Conta com quatro novos carburadores da Edelbrock, novos filtros de ar, novas cabeças e escapes laterais. Este bloco está acoplado a uma caixa da General Motors que distribui a potência deste bloco pelas quatro rodas.
Mas o detalhe que mais salta à vista é a maior altura ao solo e o novo conjunto de pneus Mickey Thompson Baja Claw. Tal como o nome sugere, são pneus rugosos e próprios para uma utilização fora de estrada. E temos que confessar que transformam por completo este projecto. Montados em jantes de 15 polegadas de rali, estes pneus de grandes dimensões dão a este "Vette" um "look" que nos remete para os "bigfoot" ou "monster truck".
Ainda assim, e apesar de sabermos que este carro não vai agradar a toda a gente, temos que olhar para ele como um projecto original e desenvolvido por alguém que certamente se divertiu a fazê-lo. Por isso já sabe, se sempre quis levar um Corvette numa aventura fora de estrada este anúncio é para si. Só custa cinco mil dólares, mas avisamos já que quem o comprar terá que gastar outro tanto a tratar do interior…