Um exemplar do Ferrari F40 LM acaba de ser vendido por 4,8 milhões de euros no leilão da RM Sotheby’s em Paris, no Salão Rétromobile.
A unidade leiloada conta com o número de chassis 74045, que corresponde a um modelo de pré-produção que foi vendido ao piloto René Herzog, em 1992, que o enviou de imediato para a Michelotto Automobili, um dos principais preparadores autorizado da Ferrari, para o converter para a especificação LM.
Depois desta "operação", este F40 LM passou a ser propriedade de Charles Zuger, amigo de René Herzog, e em 1995 foi vendido ao empresário da GT Racing, Stephane Ratel, que com ele disputou o European GT Championship.
A meio dessa temporada o carro acabou por ser vendido à equipa francesa da Pilot-Aldix, que o utilizou no PR Global GT Series, conduzido pela dupla francesa Michel Ferte e Olivier Thevenin.
A carreira competitiva deste "Cavallino Rampante" não teve um início fácil, com quatro abandonos consecutivos nesta temporada, mas o panorama começou a melhor a partir das 24 Horas de Le Mans, onde correu com a pintura azul e o patrocínio da Pilot que ainda "carrega". Arrancou o segundo melhor tempo da sua categoria na sessão de qualificação, mas na corrida não foi além do sexto lugar da sua classe.
Desde essa altura passou pelas mãos de vários coleccionadores até chegar, em 2008, à posse do proprietário que agora o vendeu por um valor recorde, próximo dos cinco milhões de euros.
Recorde-se que este "monstro" contava com o mesmo motor V8 de 2.9 litros do F40 "normal", mas com a especificação LM passou a produzir mais de 700 cv de potência