A Lotus acaba de anunciar uma versão única do Evora Sport 410 inspirada no famoso Lotus Esprit S1 utilizado por James Bond (Roger Moore) no filme "The Spy Who Loved Me", título que no nosso país ficou conhecido como "007 - Agente Irresistível" e que este ano celebra o 40º aniversário.
Criado e desenvolvido pela "Lotus Exclusive", o departamento de personalização da marca britânica, este Evora Sport 410 não é um anfíbio, como o Lotus Esprit S1 do espião mais famoso do mundo, mas tem alguns trunfos na manga.
A começar pelo motor V6 de 3,5 litros (acoplado a uma caixa manual de seis velocidades), o mais potente da gama "Evora", que debita 410 cv, passa dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos e tem uma velocidade máxima de 305 km/h.
"É a homenagem perfeita a um Lotus tão importante, embora bastante diferente em termos de capacidade e desempenho", afirmou Jean-Mar Gales, CEO da Lotus.
Este Lotus "one-off" conta com um novo pára-choques dianteiro e uma inserção em fibra de carbono na traseira, sendo que passa igualmente a contar com o logo inscrito no pilar B na mesma fonte do Esprit original.
Dentro do habitáculo o destaque vai para o "tablier" em alcantara e para os acabamentos em padrão clássico "tartan" que se "espalham" pelos bancos e pelas portas.
Além desta versão única, a Lotus só vai fazer 150 unidades do Evora Sport 410 por ano, sendo que o lançamento comercial deverá acontecer já esta Primavera.
E se estiver a pensar no que poderá ter acontecido ao Lotus Esprit S1 original do filme, saiba que em Setembro de 2013 foi comprado por Elon Musk, o fundador da Tesla, que na época pagou cerca de 720 mil euros.