Raramente temos a oportunidade de juntar as palavras Pagani e Fiat na mesma frase, mas hoje podemos. É que a mais recente versão do Pagani Huayra foi inspirada num concept que a marca de Turim apresentou em 1954, o Fiat Turbina!
Este modelo, denominado Pagani Huayra Lampo, é uma edição única e resultou de uma parceria entre a Pagani e a Garage Italia Customs, empresa de Lapo Elkann, conhecido (e extravagante!) herdeiro do Grupo Fiat, que já nos habituou a criação tão incríveis quanto radicais.
Criado para ser uma espécie de homenagem às linhas futuristas que o fantástico Fiat Turbina Concept apresentava em 1954, é evidente a inspiração "retro" deste "monstro" de 730 cv e 1000 Nm de binário máximo.
A semelhança mais óbvia está no esquema de pintura branco e vermelho, ainda que no caso do Huayra grande parte da decoração exterior é feita com recurso à fibra de carbono exposta, material que cobre toda a carroçaria deste hipercarro.
De acordo com a Garage Italia Customs, este Pagani único demorou dois anos a ganhar forma, o que faz dele um dos projectos mais demorados da empresa fundada por Horacio Pagani. Mas a olhar pelas imagens (e vídeo!) que aqui lhe mostramos, podemos garantir que a espera valeu a pena!
Este Pagani Huayra é único e foi inspirado num Fiat de 1954
O design pode não ter tão radical e futurista como foi o do Fiat Turbina, em 1954, até porque ao contrário do que aconteceu com o protótipo da fabricante de Turim, não conta com… turbinas! Mas não tempos dúvidas em afirmar que é uma das versões mais especiais que a Pagani já criou.