A empresa "FJ Company", que tem base em Miami (Flórida), é especialista em restaurar exemplares clássicos do Toyota FJ40 e acaba de nos brindar com mais um trabalho fantástico.
Este último projecto tem por base um Toyota FJ40 Land Cruiser de 1972 que foi restaurado por completo, desde a carroçaria ao chassis, passando pelo habitáculo.
Começando pelo exterior, o que salta de imediato à vista é o acabamento em cobre, que juntamente com os enormes pneus e o tejadilho de lona em preto ajudam a vincar o carácter "radical" deste modelo que chegou a ser muito popular no nosso país, uma vez que entre 1979 e 1992 eram montados na fábrica da Salvador Caetano em Ovar (na versão BJ com motor diesel) para abastecer o mercado nacional e para exportação.
Dentro do habitáculo, destacam-se "modernices" como ar condicionado, bancos desportivos Corbeau em pele aquecidos, e um poderoso sistema de som para que possa disfrutar das suas músicas preferidas durante a sua aventura de fim-de-semana.
O "chassis" fornecido para este projecto não contava com motor, pelo que debaixo do "capot" está um motor Toyota 3F-E acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades que foi totalmente restaurado pela equipa da "FJ Company".
Os componentes para a suspensão ficaram a cargo da "Old Man Emu" e os enormes pneus Discoverer foram fornecidos pela Cooper Tires. Destacam-se ainda detalhes como os faróis dianteiros com assinatura LED e direcção assistida, "toques" modernos num clássico de 1972, que ainda assim não perdeu um detalhe que se tornou quase como uma assinatura da marca. Estamos obviamente a falar do "abre-latas" montado no pára-choques dianteiro.
Este FJ40 de 1972 renasceu por iniciativa de um cliente que agora cumpre um sonho de infância, mas se estiver interessado num restauro idêntico saiba que o preço começa nos 51 mil euros para a versão normal e nos 84 mil para a variante "Sport", antes de impostos.