O título diz tudo: nunca viu nada como este Toyota FJ45 Land Cruiser Hot Rod! Criado pela equipa da Allers Rods & Customs, na África do Sul, este FJ45 já é uma verdadeira "estrela das redes sociais".
As imagens, que nos foram gentilmente enviadas por Chris Wall (
pode seguir o seu trabalho no Facebook), falam por si. E se por norma este tipo de criações radicais são fruto de milhares de horas investidas no Photoshop, este FJ45 de 1976 é bem real e foi construído numa garagem a norte de Joanesburgo.
Até ganhar forma foram precisas 1200 horas de trabalho de Andre e Arthur Allers, da Allers Rods & Customs, e como se isso não fosse duro o suficiente, Andre e Athur desenvolveram este projecto ao mesmo tempo que mantinham a oficina a funcionar. O mesmo é dizer que para este projecto pessoal ir avançando eles tiveram que abdicar de muitas horas de sono e de muitos fins-de-semana.
Escusado será dizer que nenhum detalhe foi deixado ao acaso. Mas outra coisa não seria de esperar, já que apesar das origens japonesas estes modelos são verdadeiros ícones na África do Sul, tal a sua popularidade desde o início. Em declarações ao próprio Chris Wall, os construtores deste projecto admitiram que queriam "representar a o movimento hot rod da África do Sul criando um verdadeiro hot rod caseiro", como tal, a escolha do FJ45 para base de todo este projecto foi mais do que óbvia.
O resultado de tudo isto é um veículo verdadeiramente único. A suspensão dianteira foi fabricada exclusivamente para este modelo e as rodas e o diferencial traseiro são de um Land Rover Discovery. Por seu turno, o motor é um V8 de 300 cv da Lexus acoplado a uma caixa automática de cinco velocidades da submarca de luxo da Toyota.
Mas há mais particularidades. Os bancos, por exemplo, são de um Jeep Wrangler, os faróis de um Volkswagen Golf da primeira geração e os pneus, de dimensões absurdas, são da BF Goodrich e estão preparados para resistir a praticamente tudo!
Escusado será dizer que as apetências para andar por "maus caminhos" já não são as mesmas, já que a altura ao solo foi bastante reduzida. Mas o objectivo deste projecto era só um, homenagear a cultura "hot rod" local, e esse podemos garantir que foi alcançado com muito sucesso.
Imagens:
Chris Wall Media