O traçado alemão do Nurburgring é, cada vez mais, uma prova de fogo para todos os fabricantes de automóveis. E prova disso é o facto de que sempre que é apresentado um novo modelo, as probabilidades de no seu período de desenvolvimento ter passado por este circuito são muito elevadas.
Isso fez com que seja já uma regra que as novas criações de grandes construtores sejam todas as semanas apanhadas a entrar e a sair daquele circuito, carregadas de camuflagem para não desvendar pistas desnecessárias.
Tudo isto fez com que se criasse uma espécie de mito em torno desta pista que só acaba quando os modelos de bandeira das várias marcas alcançam os tão desejados tempos. Uns dão recordes, outros nem por isso. Mas uma coisa é certa. Quase todos os novos modelos têm direito a uma (ou várias) tentativa para entrar na tabela de honra do "Green Hell", ou Inferno Verde, como é conhecido.
Mas vamos por partes. Primeiro importa perceber como tudo isto nasceu. O The Ring, localizado na localidade de Nurburg, nasceu no início dos anos 20 como um circuito citadino, com as ruas a serem encerradas durante as corridas. Mas rapidamente se percebeu o potencial daquelas estradas e não demorou muito até que fosse criado a primeira configuração permanente deste traçado. Foi nesta altura (1927) que surgiu o circuito de 28.265 km, conhecido como "Gesamtstrecke".
O Nurburgring é e sempre foi um traçado perigoso e isso sempre assustou pilotos e responsáveis, ainda que fosse reconhecido por todos que era uma espécie de derradeiro teste para pilotos e máquinas. Porém, isto levou a que fossem tomadas medidas de segurança, o que fez com que o "Green Hell" rapidamente perdesse corridas tão importantes como a F1. É certo que depois foi criada uma configuração mais "segura" para receber os Grandes Prémios, mas nunca mais foi a mesma coisa...
Agora, a pista está aberta ao público, recebe testes privados de marcas e clientes e a famosa corrida de 24 Horas. Mas são muitas as vozes que se levantam para criticar este traçado, a começar por Walter Röhrl, ícone dos ralis e actual responsável pelos retoques dinâmicos finais nos modelos mais desportivos da Porsche. Röhrl acredita que os carros actuais estão a ficar demasiado rápidos para esta pista e
recusou mesmo o convite da Porsche para fazer um tempo com o novíssimo 911 GT2 RS, que acabou por bater o recorde para modelos de estrada com o piloto Lars Kern ao volante.
Tudo isto levanta questões em torno deste circuito e faz-nos pensar se continuará a ser uma "paragem" obrigatória para todos os fabricantes. Ninguém poderá responder a essa questão, só o tempo o dirá, mas a verdade é que por enquanto é lá que todos querem ir e é lá que todos querem fazer "boa figura".
Confirma-se! Porsche 911 GT2 RS "roubou" recorde do Nürburgring à Lamborghini
Como tal, reunimos os 10 tempos mais rápidos para automóveis de produção, bem como os nomes atrás do volante e a data em que foram conseguidos.
Carro
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Tempo
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Piloto
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Data
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Porsche 911 GT2 RS
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6:47.25
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Lars Kern
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20 Setembro 2017
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Lamborghini Huracán LP 640-4 Performante
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6:52.01
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Marco Mapelli
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5 Outubro 2016
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Porsche 918 Spyder
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6:55
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Marc Lieb
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4 Setembro 2013
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Porsche 911 GT3 RS
Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce
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6:56.4
6:59.73
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Kévin Estre
Marco Mapelli
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16 Abril 2018
18 Maio 2015
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Dodge Viper ACR
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7:01.3
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Lance David Arnold
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1 Setembro 2017
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Nissan GT-R Nismo
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7:08.679
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Michael Krumm
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30 Setembro 2013
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Mercedes-AMG GT R
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7:10.92
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Christian Gebhardt
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Dezembro 2016
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Gumpert Apollo Sport
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7:11.57
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Florian Gruber
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13 Agosto 2009
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Dodge Viper ACR
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7:12.13
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Dominik Farnbacher
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14 Setembro 2011
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Tal como referimos acima, o "rei" do Nurburgring é o novíssimo
Porsche 911 GT2 RS (vídeo acima), o 911 mais potente de sempre, com um tempo de 6 minutos e 47.25 segundos. Logo atrás surge o Lamborghini Huracán LP 640-4 Performante, que em Outubro do ano passado cumpriu uma volta ao traçado germânico em 6 minutos e 52.01 segundos.
No terceiro posto está mais um Porsche, desta vez o 918 Spyder, que durante três anos foi o mais rápido da pista, com um tempo de 6 minutos e 55 segundos. Logo atrás aparece o
novo Porsche 911 GT3 RS, que acaba de entrar para esta lista com um tempo de 6 minutos e 56,4 segundos.
Não deixa de ser curioso que nas quatro primeiras posições apareçam três Porsches, sendo que a marca de Estugarda é mesmo a que mais modelos inscreve neste top 10, três: 911 GT2 RS, 918 Spyder e 911 GT3 RS.